O Ministério da Saúde divulgou esta semana o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro deste ano. Pela primeira vez, Itajaí está entre as cidades pesquisadas, em razão do aumento no número de focos positivos do mosquito da dengue. De acordo com a pesquisa, 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório.
“Itajaí está com índice satisfatório, o que descarta a possibilidade de uma epidemia da doença, porém existe a possibilidade de surtos isolados nos bairros onde há mais focos do mosquito, que são Cordeiros e São Vicente”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lucio Vieira.
Além de Itajaí, outras oito cidades catarinenses foram pesquisadas, e todas ganharam índice satisfatório. Destas, Chapecó apresenta o maior índice de infestação (0,6) e Itajaí o segundo maior (0,4). A pesquisa, elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.
No Brasil, o Nordeste é a região que apresenta o maior número de municípios em situação de risco, totalizando 96. Na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), são 33 cidades em situação satisfatória, 17 em situação de alerta e duas em situação de risco. A maioria dos focos (59,4%) são encontrados em depósitos domiciliares. No país, a previsão é de que o número de casos de dengue reduza 61% com relação ao ano passado.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
Telefone: 3249-5571