A Coordenadoria Municipal de Perícia Médica e Saúde Ocupacional encontrou uma forma criativa para alertar sobre o câncer de próstata. Quem vai até o local, é recepcionado com uma exposição de imagens de personalidades – todas com bigode, que se destacaram na história mundial como símbolo da campanha. Além disso, os usuários do local também são convidados a tirar uma foto, em uma moldura com moustache. “Esses bigodes que se tornaram símbolos da moda foram criados em razão do Novembro Azul. Muita gente usa sem saber o verdadeiro significado, e com essa ação a gente consegue alertar sobre a doença, de forma divertida”, fala a psicóloga Liliane Miranda Gervásio.
A maioria dos homens se orgulha de parecer forte e acredita na ilusão de que não irá adoecer. Essa crença construída pela educação e por preconceitos esconde um grande medo: o da fragilidade. As campanhas geralmente apontam para os perigos de um câncer de próstata, apresentam rankings e números, indicando que a doença é uma das mais comuns no mundo, principalmente quando existe caso familiar.
Porém, é necessária uma nova abordagem, uma forma que não esteja instituída no medo e que também não amplie as resistências. As novas campanhas precisam reconstruir alguns conceitos, tais como: cuidado, estilo de vida, papéis sociais, identidade, sensibilidade e autoconhecimento. “Foi ancorada nesta ideia, que a Coordenadoria de Perícia Médica criou esta ação. Acreditamos que a proposta lúdica de aderir à campanha dificilmente será esquecida”, encerra Liliane.
____________________
Informações Adicionais:
Coordenadoria Municipal de Perícia Médica e Saúde Ocupacional
Telefone: 3348-6454