Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Redução na Mortalidade Infantil

Profissionais visitam Joinville para conhecer programas focados na Saúde da Criança
Data de inclusão: 25/02/2015 09:16

Na última semana, representantes da Secretaria de Saúde de Itajaí realizaram uma visita técnica à Secretaria de Saúde de Joinville, com a intenção de conhecer melhor os programas existentes focados na área de Saúde da Criança, que são reconhecidos nacionalmente e determinantes para redução da mortalidade infantil do município. A cidade possui um dos menores índices de todo o Brasil. A Diretora do DAS (Diretoria de Atenção à Saúde), Maria Sueli Clarindo, a Supervisora de Saúde da Criança, Silvana Ardenghi Molinari e a Enfermeira do Programa Nascer itajaiense, Roberta Barros dos Santos, participaram da visita.

Segundo a Coordenadora de Saúde da Criança de Joinville, Fátima Mucha, os destaques são os Programas Bebê Precioso e Pequeno Príncipe. “O Programa Bebê Precioso, implantado em 2009, atende crianças de 0 a 11 meses em situação de maior risco que estão internados na UTI Neonatal. Eles recebem a visita hospitalar de profissionais das Unidades de Saúde, com o objetivo de identificar os fatores de risco e as necessidades do bebê, preparando o retorno da família ao domicílio. Após a alta o "bebê precioso" receberá uma programação de consultas e visita domiciliar destes profissionais, que darão continuidade ao acompanhamento”, explica a médica. “Já o Programa Pequeno Príncipe destina-se ao acompanhamento das crianças de 0 a 10 anos, e envolve a realização de várias ações no acompanhamento do desenvolvimento infantil, especialmente para crianças em situação de risco, diminuindo assim, a mortalidade e oportunizando um crescimento saudável” completa.

Em Itajaí, o Programa Nascer Itajaiense foi reestruturado em maio de 2014. Diariamente, a enfermeira Roberta Barros dos Santos visita a maternidade do Hospital Marieta Konder Bornhausen, onde identifica possíveis situações de risco, transmite às equipes de saúde municipais informações acerca dos nascimentos dos residentes de Itajaí, realiza orientações às mães e familiares sobre aleitamento materno, higiene do coto umbilical e teste do pezinho. Além disso, agenda, antes da alta, as consultas e a visita domiciliar dos profissionais de saúde que deve acontecer até o 7º dia de vida do bebê. Em relação à UTI Neonatal do Hospital Marieta, são informadas pelo hospital as altas ao Programa Nascer Itajaiense, que solicita e programa a visita domiciliar da equipe de saúde responsável pela família.

“Contudo, a visita ao Município de Joinville, foi de grande valia, pois despertou novas idéias que não só auxiliarão para a implementação do processo de trabalho do Programa Nascer Itajaiense, como possibilitarão fomentar novas estratégias” destaca a Enfermeira do Programa Nascer Itajaiense, Roberta Barros dos Santos.

Vale ressaltar que em 2014 Itajaí apresentou uma taxa de mortalidade infantil de 10 óbitos para cada 1000 nascimentos, reduzindo em 43,2% em relação ao ano anterior que foi de 17,6 óbitos para cada 1000 nascimentos. Foi verificado ainda em 2014, uma redução na mortalidade de menores de 28 dias de 72,7%, sendo este o período de seguimento domiciliar e reforço ao aleitamento materno e vacinação, bem como a atenção a prevenção de doenças na consulta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. Este importante resultado parte dos esforços de todos os profissionais de saúde do município que intensificaram a vigilância e o acompanhamento dos bebês e famílias Itajaienses.


-------------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde: 3249-5500

Site: www.saude.itajai.sc.gov.br
 

Imagens relacionadas

Redução na Mortalidade Infantil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí