Por ser uma doença que pode levar à morte e se agravar durante sete dias, todo o cuidado com a dengue é pouco. Para garantir a saúde da população, as Unidades Básicas da Rede Municipal realizam acompanhamento durante sete dias (prazo dos sintomas da doença), em pacientes com suspeitas da doença.
“A partir do momento que o paciente é detectado com suspeita de dengue, ele já passa a ser monitorado. A pessoa recebe todas as orientações necessárias e é solicitado que retorne à sua Unidade de Saúde durante sete dias para verificação de pressão, se ouve ou não agravo nos sintomas e novas recomendações”, explica a Enfermeira da Vigilância Epidemiologia, Viviane dos Reis Martins.
No momento, 356 pacientes estão recebendo acompanhamento. Este número modifica diariamente. Pelo risco de letalidade da dengue, é de suma importância que o paciente, mesmo após ser medicado, frequente a unidade durante os sete dias solicitados. E após este acompanhamento, que realize o exame de sangue para confirmar a ocorrência da dengue.
“Durante os sete dias de acompanhamento, são verificados os seguintes sintomas: diminuição repentina de febre; dor muito forte e continua na barriga; sangramento de nariz, boca ou outros tipos de hemorragias; tonturas quando muda de posição (deita/senta/levanta); diminuição do volume da urina; vômitos frequentes ou com sangue; dificuldade de respirar; agitação ou muita sonolência; suor frio e pontos ou manchas avermelhadas ou roxas na pele”, completa a enfermeira.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Telefone: 3249-5500