A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última semana uma capacitação sobre tuberculose que reuniu cerca de 120 médicos e enfermeiros da rede. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e foi organizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, através da Gerência de Agravos Crônicos Transmissíveis.
“Esta iniciativa faz parte da campanha de incentivo ao diagnóstico da doença e destacamos o número expressivo de profisisonais que participaram ativamente, interagindo com os palestrantes. A campanha também objetiva a melhoria do controle da tuberculose no município de Itajaí, o fortalecimento da estratégia de diagnóstico precoce, com tratamento supervisionado e oportuno, além da organização e resolutividade da atenção básica”, explica a Gerente de Agravos Crônicos Transmissíveis, Muriel Laus.
A capacitação foi ministrada pelos médicos infectologistas, Dr. Raphael Bertechini, que apresentou o "Perfil Epidemiológico da Tuberculose no Brasil, Santa Catarina e Itajaí”, e pelo Dr. Cleyton Gregory, que abordou o Manejo da Tuberculose, com “Uma estratégia para reduzir a transmissão e a incidência da doença”.
Além das palestras foi utilizado um Sistema Interativo de Votação, com questões de um estudo de caso onde os participantes puderam votar e discutir sobre as respostas, facilitando o aprendizado de forma dinâmica.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Telefone: 3249-5500