A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza até o dia 5 de junho, em todo estado. O objetivo é alcançar a meta de 80% da vacinação em todos os grupos prioritários da campanha. Até a última quarta-feira (20) apenas 55,74% da meta itajaiense havia sido alcançada. No Estado, somente 94 dos 295 municípios catarinenses haviam alcançado a meta de 80% de cobertura nos grupos prioritários até esta quinta-feira (21).
Podem tomar a vacina gratuitamente nos postos de saúde crianças a partir de seis meses de idade e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas e pessoas com comorbidades (doenças crônicas e outras condições clínicas especiais). Para se vacinar basta levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade. Pacientes portadores de doenças crônicas devem levar também a solicitação médica além dos demais documentos que comprovem a doença.
Entre estes grupos, em Santa Catarina, os que possuem maior cobertura vacinal são as puérperas (70,6%) e os idosos (67,1%). Já o grupo com menor cobertura é o de gestantes (46,48%) e o de indígenas (42,43%).
Em 2014, durante o período de campanha, 77,6% dos grupos já haviam sido imunizados contra a gripe, um número 32% maior o registrado em 2015. Naquele ano, a campanha foi prorrogada por mais três semanas, alcançando ao final cobertura de 90,9%.
Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza
Em 2015, até o dia 13 de maio, foram confirmados 14 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Estado. Desses casos, nove são pelo vírus Influenza A (H3N2), quatro pelo Influenza A (H1N1) e um pelo Influenza B. Dois óbitos foram registrados, um pelo Influenza A(H1N1) em Videira, e outro por Influenza B em Florianópolis.
Contraindicações
A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois ele é utilizado na fabricação da vacina, e também é contraindicada para quem já teve reação anafilática ou alérgica à dose anterior da vacina.
Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza:
Doença respiratória crônica;
Doença cardíaca crônica;
Doença renal crônica;
Doença hepática crônica;
Doença neurológica crônica;
Diabetes;
Pacientes imunodeprimidos;
Obesos grau III;
Transplantados;
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.
-------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Telefone: 3249-5500
http://www.saude.itajai.sc.gov.br/