O inverno chega oficialmente ao país no dia 21 de junho. Entretanto, o frio, a baixa umidade do ar e as mudanças bruscas de temperatura não esperam o fim de junho para aparecer e já deram as caras pela região. Junto com estas mudanças climáticas, aparecem também as quedas de imunidade e as doenças respiratórias, comuns para a época do ano. Por causa disso, a Secretaria de Educação promoveu - em parceria com a Secretaria de Saúde, uma capacitação para cerca de 40 profissionais sobre a prevenção destas doenças. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com as palestras do médico Marcio Fossari e da Enfermeira Silvana Molinari.
As palestras tiveram como objetivo alertar e esclarecer as diferenças entre as doenças e como evitá-las, podendo assim, distinguir as doenças infecciosas do inverno, como as sinusites, bronquites e até pneumonia. Além disso, o encontro também divulgou a importância da vacina para crianças menores de cinco anos. Mostrando que as crianças e os idosos são os mais atingidos com esse mal, por apresentar a imunidade mais baixa.
A vacina é de extrema importância. Já que no ano de 2009, em Santa Catarina, 149 pessoas morreram com o vírus H1N1. Em 2010, depois da realização da campanha da vacina contra a gripe este número caiu para duas pessoas. Além disso, a campanha ajudou a diminuir em torno de 35% às doenças respiratórias na população.
Confira algumas dicas para prevenir doenças respiratórias:
- Sempre deixar o ambiente ventilado
- Lavar as mãos frequentemente durante o dia
- Beber bastante água, mesmo sem sentir sede
- Tossir no punho
- Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória
- Evitar o acúmulo de poeira em casa
- Lavar e secar ao sol: mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo
_____________________
Mais informações:
Secretaria de Educação
Telefone: (47) 3249-3346