Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Simpósio sobre ostomia acontece nesta quinta-feira

Evento integra programação do aniversário de Itajaí
Data de inclusão: 08/06/2015 15:59

Com o objetivo de humanizar o atendimento à pessoa ostomizada, a ressocialização e suas limitações, a Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO) ministrará o primeiro Simpósio com palestras sobre o tema em Itajaí. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade e acontecerá nesta quinta-feira (11), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O simpósio é voltado para profissionais na Área da Saúde, enfermeiros, Assistentes Sociais, Psicólogos, Agentes de Saúde, pessoas ostomizadas e seus familiares. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição basta enviar um e-mail contendo nome completo e endereço para acostomizados@gmail.com e marcio.acostomizados@gmail.com.

Serão quatro palestras variadas, com os temas: “Demarcação e Complicações após a ostomia”, ministrada pelo Dr. Mario S. Thiago Ferrari Neto; “Da acessibilidade ao Direito à acessibilidade” com o Dr. Orleans Antunes de Oliveira Neto; “Atendimento à Pessoa Ostomizada, sob Aspectos Social e Psicológico” que será ministrada pelos psicólogos Daiane Jacindo Ulla e Luiz Henrique Domingues; A Presidente da ACO, Srª Candinha Marchi, encerrará o simpósio falando sobre “Convivendo com a Ostomia à Cirurgia da vida”.

Uma pessoa ostomizada é aquela que por determinada circunstância (câncer, doença de chagas, reto colite ulcerativa inespecificada, doença de Crohn, malformações congênitas, traumas abdomino-perineais, doenças neurológicas e outras), teve seu trânsito intestinal e/ou urinário cirurgicamente desviado do seu caminho natural, através de uma ostomia, não exercendo mais o controle sobre as eliminações, passando a depender, necessariamente, de bolsa coletora (conhecida como “bolsinha”), de atendimento sistematizado e multiprofissional, podendo a ostomia ser provisória ou definitiva.

Atualmente existem cerca de 300 pessoas ostomizadas apenas em Itajaí e região. No Estado de Santa Catarina, de acordo com os dados do Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada da SES/SC em Dezembro de 2013, estavam cadastradas 2.802 pessoas vivendo nesta condição, incluindo adultos, jovens e crianças, hoje há aproximadamente 3.500 pessoas e entres estes, 1.800 são definitivos e 1.500 são temporários e estão esperando para fazer a reversão.

A Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada (ACO) é uma entidade de utilidade pública municipal e estadual, permanentemente sensível à prevenção das causas que levam a uma ostomia e à melhoria da qualidade de seus associados e familiares.

____________

Informações Adicionais:

Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada - ACO

Telefone: (48) 3091-1110 

Imagens relacionadas

Simpósio sobre ostomia acontece nesta quinta-feira
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí