Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Reconhecimento Geográfico ajuda a manter a dengue longe de Itajaí

Data de inclusão: 07/12/2011 18:17

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa de Controle da Dengue da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, já está percorrendo as ruas de Itajaí para fazer o Reconhecimento Geográfico, promovido anualmente em toda área urbana da cidade, para prevenir a dengue no município. A medida é necessária, pois o mosquito transmissor da dengue é de área urbana.

“Nosso objetivo é identificar a quantidade exata de residências, comércios, terrenos baldios e imóveis em geral existentes em Itajaí para que estejamos preparados no caso de uma possível infestação do Aedes aegypti”, explica o Coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue.

Através dos números de residências, comércios, terrenos baldios e imóveis em geral, é possível determinar a quantidade de armadilhas (equipamento para fazer a captura do inseto em forma de larvas) que se deve ter em Itajaí. Estes equipamentos são instalados em comércios e empresas (de fácil visitação) do município e visitados pelo Agente de Endemias semanalmente. A exigência é que a cada cem imóveis, seja instalada uma armadilha. Hoje o município conta com 591 armadilhas colocadas.

Itajaí é ponto estratégico no controle da Dengue, pois possui complexo portuário, entroncamento de BR e fluxo de pessoas vindas de áreas endêmicas. No município, o mosquito não está domiciliado, sendo a vigilância redobrada nos locais com fluxo de carga e pessoas.

Para o Coordenador, mesmo com toda a vigilância do Programa, a população precisa se conscientizar e ajudar na prevenção colocando areia nos pratinhos de planta, guardando os pneus secos e cobertos, tratando as piscinas, guardando as garrafas com gargalo para baixo e lavando com escova os potes de comida e água dos animais de estimação.
 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí