Dentro das ações de combate à dengue desenvolvidas pela Prefeitura de Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um agente de controle da dengue para atuar exclusivamente nos cemitérios municipais da cidade. O profissional iniciou nesta semana a inspeção no Cemitério Municipal do bairro Fazenda.
Além de uma varredura diária, a ação busca eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue. Os visitantes também são orientados a não usar água nos vasos e jarros que enfeitam os túmulos.
“Retiramos todos os vasos e jarros soltos e, naqueles que são fixos nos túmulos, colocamos areia. A vigilância é constante porque, diariamente, recebemos pessoas que visitam os túmulos e muitas ainda deixam água acumulada nos vasos ou outros vasilhames, como garrafas e copos espalhados pelo local”, explica o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Pereira Vieira.
Quando encerrada a inspeção do Cemitério da Fazenda, o agente de endemias seguirá para o Cemitério de Espinheiros, “solicitei uma varredura em todos os cemitérios como ação integrante da nossa campanha contra a Dengue, tendo em vista a chegada do verão e a necessidade da atuação efetiva da Saúde Municipal para que o mosquito não se instale em nossa cidade”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Liberato.