A chuva que atinge Itajaí desde a tarde de segunda-feira (06) e que prossegue nesta manhã de terça (07) impediu o trabalho de visitação e fiscalização das residências realizado pelo Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, que atualmente tem o apoio do Exército Brasileiro. Com isso, os dias estão sendo de conscientização a alunos e professores na Escola Básica Mansueto Trés, localizada no Bambuzal, bairro São Vicente.
Os alunos recebem a visita de grupos compostos por oficiais e agentes em todas as salas de aula para aprenderem um pouco mais sobre a dengue. Pelo menos 250 estudantes com idades entre seis e 11 anos, da primeira à quinta série, foram contemplados pela ação, dividida em seis turmas na tarde de segunda-feira e mais seis nesta manhã de terça.
De acordo com a supervisora pedagógica da Unidade de Ensino, Gabriela Alves Nunes, diversas atividades voltadas à orientação dos alunos para que eles atuem como multiplicadores das informações no combate à dengue já são desenvolvidas desde o ano passado. Dentre elas, há uma vistoria no pátio da escola, feita pelos próprios estudantes logo após o recreio.
Outras ações como danças e músicas também auxiliam na recreação educativa dos pequenos. “Junto com os alunos, nós criamos uma peça de teatro onde os personagens representam os pais que desconhecem o Aedes aegypti e recebem orientação dos filhos a respeito do mosquito vilão. Fizemos uma apresentação durante a regata Volvo Ocean Race e os alunos ficaram eufóricos por poder atuar diante do público fora da escola”, revela a educadora.
Além de redações e cordéis produzidos em sala de aula sobre o assunto, há três semanas os estudantes realizaram uma panfletagem nas imediações da unidade. O objetivo foi orientar os moradores sobre os cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito.
----------------------
Mais informações:
Secretaria de Saúde
Telefone: (47) 3249-5500