Uma série de ações realizadas pelas Unidades de Saúde marcaram a I Semana Municipal de Amamentação de Itajaí. O evento - que teve início no último sábado (1º), com a Caminhada da Amamentação, seguida da Hora Mundial do Mamaço – é considerado uma das maiores campanhas já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em prol da amamentação de crianças menores de dois anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em todas as Unidades de Saúde, diversos trabalhos de abordagem do tema foram realizados, sempre com foco na conscientização de mães e gestantes nas salas de espera, nas consultas de pré-natal, puericultura e nas visitas domiciliares.
Entre os destaques, está a Unidade da Canhanduba, onde um encontro reuniu mães e gestantes para um diálogo aberto sobre o assunto, com foco na sensibilização e esclarecimento pleno da importância do ato de amamentar os bebês. Também se destacaram em suas ações as Unidades do Costa Cavalcante, Cidade Nova I, Espinheiros, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças e São Vicente - envolvendo também, as equipes da Estratégia Saúde da Família.
Na quarta-feira (05), dia D da amamentação, seis Unidades de Saúde receberam certificação da Secretaria Municipal de Saúde em reconhecimento pelas ações realizadas durante toda a Semana Municipal de Amamentação dando continuidade à Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB).
Também na quarta-feira, durante uma ação alusiva ao Dia Mundial de Saúde, realizada na Praça Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz, o aleitamento materno ganhou enfoque com uma exposição de fotografias de mães em pleno ato de amamentação.
E para marcar definitivamente a Semana da Amamentação de Itajaí, foi assinada pelo Secretário Osvaldo Gern a resolução 066, que torna oficial a implantação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil em todo município.
De acordo com o pediatra Márcio Fossari, a I Semana Municipal da Amamentação foi um sucesso em todos os sentidos. “Foram dias inteiros de muito trabalho e dedicação. Acreditamos ter alcançado o nosso principal objetivo, de sensibilizar a população por uma causa tão importante para o desenvolvimento das crianças em todo município”, ressalta.
Além de todos os trabalhos realizados na cidade durante a Semana da Amamentação, o servidor da Secretaria de Saúde, Renato Aires, foi premiado em um concurso nacional realizado por uma instituição financeira sobre o tema, com a frase: “Ao nascer, recém nascido e mãe separam-se fisicamente. Todavia, mantém-se unidos pelo emocional. Tornam-se dois seres em um”.
______________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Atenção à Saúde – Serviço de Nutrição
Telefone: (47) 3249 - 5587