Itajaí tem apresentado uma redução significativa no número de casos suspeitos de Dengue, em especial nos últimos 45 dias. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo as estatísticas da DVE, no mês de julho foram registradas 86 notificações na cidade. Deste total, 57 resultados foram negativos e os demais aguardam a conclusão. Em agosto, até este dia 12, não houve nenhuma notificação.
Este resultado positivo, para a equipe técnica da DVE, se deve à conscientização da sociedade e ao sério trabalho desenvolvido pelas equipes de Agentes de Endemias do Núcleo de Zoonoses, bem como das equipes nas Unidades de Saúde de toda rede municipal.
E, embora a redução destes índices seja motivo a comemorar, a Vigilância Epidemiológica reforça que a atenção com os casos suspeitos ainda é, sem dúvida, a melhor estratégia para o enfrentamento e controle da doença, o que exige corresponsabilidade de todos os profissionais da rede de atenção à saúde do município e da sociedade como um todo.
Portanto, a luta contra o avanço da Dengue continua e todos precisam estar atentos ao aparecimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Algumas medidas simples podem ajudar a diminuir ainda mais o aparecimento de focos do mosquito: eliminar recipientes que possibilitem o acúmulo de água parada, eliminar os pratos dos vasos de plantas, limpar semanalmente os potes de água dos animais domésticos, verificar as calhas para evitar o acúmulo de sujeira impedindo o escoamento da água das chuvas e manter os reservatórios de água sempre tampados.
Além do trabalho dos Agentes de Endemias diretamente nas casas, a Vigilância Epidemiológica, neste mês de agosto e em setembro, está intensificando as capacitações aos profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica a fim de qualificar ainda mais a atenção a saúde aos pacientes com suspeita de Dengue.
Viviane dos Reis Martins, enfermeira do Núcleo de Controle de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ressalta que os trabalhos continuam para que o mosquito seja eliminado de uma vez por todas de Itajaí: “Não podemos baixar a guarda porque a dengue é coisa séria e pode matar. Se você é um caso suspeito de Dengue, siga corretamente todas as orientações dos profissionais de saúde, beba muita água, colha todos os exames prescritos pelo médico e faça o acompanhamento na sua unidade de saúde”, reforça.
__________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Núcleo de Controle de Zoonoses
Telefones: (47) 3249-5572 / 3249-5573