Terminou no fim da manhã desta sexta-feira (14), na Secretaria de Saúde, a capacitação destinada aos profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento ao público feminino da rede municipal.
Além de abordar o câncer de colo do útero como a principal temática, o encontro também foi voltado a avaliar e aprimorar as condutas dos profissionais diante dos desafios enfrentados no cotidiano das Unidades de Saúde.
As palestras também foram voltadas à orientação dos servidores quanto aos critérios de avaliação de cada paciente e de encaminhamento ao atendimento especializado de acordo com suas individualidades clínicas.
Os participantes receberam material impresso com informações sobre os serviços oferecidos à população feminina, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e adaptados à realidade local para alcançar as metas pactuadas pelo plano gestor de saúde do município.
O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira (13), contou com a participação de mais de 100 profissionais de saúde, sendo 49 médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), 49 Enfermeiros, cinco ginecologistas, cinco enfermeiros da Atenção Básica, médicos e enfermeiros do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CEREDI), além de outros médicos ginecologistas convidados.
As equipes foram divididas em seis pequenos grupos, para proporcionar um maior entrosamento durante os diálogos abertos de troca de experiências.
As palestras foram ministradas pela médica ginecologista Rosaura de Oliveira Rodrigues, que iniciou com uma discussão do assunto através de números levantados no país, em Santa Catarina e Itajaí.
De acordo com a enfermeira da área da Saúde da Mulher do DAS e responsável pela organização do encontro, Zulmira Pezzini Paes, o evento superou as expectativas. “Temos que transpor muitos desafios e o que nós pretendemos é garantir a formação de equipes cada vez mais engajadas e motivadas, para que além de garantir um atendimento de qualidade para as mulheres também permanecermos acima da média nos indicadores positivos da saúde da mulher”, destaca.
Rotina
Atividades de capacitação similares fazem parte da rotina da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria de Saúde de Itajaí. Desde o início do ano, foram 18 reuniões realizadas nas Unidades de Saúde para socialização e análise de dados do pré-natal, mamografias e exames preventivos, com o propósito de acompanhar o avanço dos trabalhos de cada equipe rumo ao alcance dos objetivos da saúde municipal.
________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Atenção à Saúde – Saúde da Mulher
Telefone: (47) 3249 – 5584