Potencializar a eficiência do trabalho que vem sendo feito no dia a dia dos grupos da Estratégia Saúde da Família, ao atualizar conhecimentos, especialmente sobre a dengue. Este é o objetivo da Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ao realizar um programa de capacitação para as equipes de ESF do município. Nesta terça-feira (18), a atividade será desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Costa Cavalcante, das 13h30 às 16h30.
Em cada oficina, os assuntos abordados, divididos em duas etapas, são voltados principalmente para a identificação de casos de suspeita, orientação sobre os procedimentos para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, identificação de sintomas da doença, prevenção, diálogos abertos sobre classificação de risco e manejo de casos de dengue já confirmados.
A enfermeira do Núcleo de Controle de Zoonoses, Viviane dos Reis Martins, explica que as capacitações também têm a finalidade de qualificar o atendimento do paciente com suspeita de dengue e prevenir o agravamento do quadro clínico de todos os casos. “Um profissional de saúde bem orientado, pode diminuir o sofrimento dos pacientes com Dengue. Durante todo o ano, nossas equipes estão tendo contato direto com os pacientes e os relatos são marcantes no que se refere aos sintomas que apresentam e a limitação social que sofrem. Este é o principal intuito dessas oficinas, minimizar o sofrimento e prevenir mortes no município de Itajaí”, destaca.
O ciclo de capacitações iniciou na última sexta-feira (14) ao reunir três equipes de ESF que atuam na Unidade do bairro São Vicente. Nesta segunda-feira (17), foi a vez da Unidade de Saúde do bairro Canhanduba ser contemplada. Ainda esta semana, recebem a atividade a UBS Cidade Nova II na quinta-feira (20) e UBS Rio Bonito na sexta-feira (21). No total, serão 30 oficinas em todas as Unidades de Saúde de Itajaí a fim de qualificar os profissionais de saúde que acolhem os pacientes debilitados pela doença.
__________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Núcleo de Controle de Zoonoses
Telefone: (47) 3249-5572 / 3249-5573