O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí efetuou neste fim de semana mais uma ação de busca ativa que resultou na captura de três escorpiões amarelos adultos no bairro Cordeiros.
De acordo com o técnico em enfermagem Marcos Antônio Cordeiro, a atividade teve início na tarde do último sábado (12), por volta das 14h, e se estendeu até 20h20, visto que a noite é o horário em que os escorpiões são mais ativos por serem animais de hábitos noturnos.
Os três exemplares capturados – adultos e identificados como sendo da espécie Tityus serrulatus (escorpião amarelo), infestavam um tronco de árvore morta em uma casa no bairro Cordeiros. Para a localização dos animais, o tronco foi cortado e derrubado.
A recomendação da equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses é para que os moradores mantenham terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e fechem bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros), pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados.
E, além de combater o escorpião, a limpeza do ambiente evita o surgimento de roedores e também que ocorra o acúmulo de água, importante para o controle do mosquito da dengue.
Nas regiões onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados. Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. Verificar as roupas e sapatos antes de vesti-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.
A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A maior preocupação está em acidentes com as crianças e idosos, que é quando os sintomas podem evoluir.
Em caso de acidentes, o indicado é lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar o hospital. Se possível, levar o animal para que a equipe que irá atender o paciente possa identificar a espécie que o picou. No caso de crianças, elas devem ser encaminhadas ao Hospital Pequeno Anjo e os adultos ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.
“Se algum morador encontrar um escorpião em sua residência deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses para receber as orientações necessárias”, ressalta Marcos Antônio Cordeiro.
Desde janeiro até esta última apreensão do final de semana, o total de escorpiões capturados pelo Núcleo de Controle de Zoonoses soma 752, sendo 658 da espécie Tityus serrulatus (amarelo) e 94 do tipo Tityus bahiensis (marrom).
---------------------------------
Informações Adicionais
Secretaria de Saúde
Núcleo de Controle de Zoonoses
Telefone: (47) 3249-5571