Todo dia é dia de cuidar da saúde. Mas, este sábado (17) será especial. A data vai ser destinada a ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero, dentro do chamado Dia D do Outubro Rosa. Terá vacinação para população que é alvo da campanha contra o HPV e também será o Dia D do combate à Sífilis.
Dia D do Outubro Rosa
Este sábado vai marcar o chamado Dia D da coleta de preventivo do câncer de colo de útero. Entre 08 e 17 horas, 20 unidades de Saúde de Itajaí estarão abertas para atendimento destinado às mulheres que trabalham durante a semana, a fim de que elas possam também ter a chance de receber a mesma assistência oferecida diariamente na Rede Municipal, com coleta de preventivo do câncer de colo de útero e exame clínico de mamas.
Esta é apenas uma das ações que marcam, na cidade, o Outubro Rosa, movimento internacional que busca a mobilização da sociedade nas questões relativas ao câncer de mama. Ao longo do mês, outras ações assistenciais e educativas voltadas à saúde da mulher como rodas de conversa, orientações, exames, coleta de preventivo são o foco das atenções da Rede Municipal de Saúde.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. “No entanto, a doença tem 95% de chance de cura quando diagnosticada cedo”, ressalta a supervisora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Itajaí, enfermeira Zulmira Pezzini Paes.
Estas são as Unidades de Saúde que vão abrir neste sábado para o Dia D do Outubro Rosa:
Bambuzal
Brilhante
Cidade Nova II
Costa Cavalcante
CRESCEM
Espinheiros
Fazenda
Imaruí
Itaipava
Jardim Esperança
Limoeiro
Murta
Praia Brava
Promorar
Rio Bonito
Salseiros
São João
São Vicente
Votorantim
Santa Regina
Vacina contra o HPV
Aproveitando o Dia D do Outubro Rosa, as 20 Unidades de Saúde do município abertas neste sábado (17), também vão disponibilizar à comunidade a segunda dose da Vacina contra o HPV para meninas de nove anos a 13 anos 11 meses e 29 dias e também as meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose nas 58 escolas municipais, estaduais e particulares de Itajaí. As garotas não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas salas de vacina. Basta que apresentem um documento de identificação ou a carteira de vacinação.
A população alvo a ser vacinada em Itajaí neste ano de 2015 são as crianças e adolescentes do sexo feminino na faixa etária de nove anos a 13 anos 11 meses e 29 dias para a primeira dose (adolescentes ainda não vacinadas) e 14 anos para segunda dose.
A transmissão do HPV ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, na maioria das vezes, por meio da relação sexual desprotegida. No entanto, o vírus também pode ser transmitido através do contato com mãos, objetos, toalhas e roupas contaminadas. O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber.
Sífilis
Outra patologia que recebe a atenção da Secretaria Municipal de Saúde neste mês de outubro é a sífilis, com uma mobilização que iniciou no dia 02 e segue até o dia 22. Neste sábado (17), o dia “D”, será oferecida a testagem rápida de Sífilis, HIV e Hepatites C à população. Esta ação ocorre no contêiner situado na Rua Hercílio Luz, ao lado do Banco Bradesco, no horário das 08h30 às 12h. A mesma ação também acontece na Unidade de Saúde Jardim Esperança, em Cordeiros, durante o horário das 08 às 15 horas, em livre demanda.
O que é
A sífilis é uma doença infectocontagiosa de transmissão sexual, vertical (da mãe para o filho) e sanguínea, sendo a transmissão sexual a forma mais predominante. É uma infecção de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência.
------------------------------
Informações adicionais
Secretaria de Saúde
(47) 3249-5500