Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Em Itajaí, a partir desta sexta-feira, estão “Todos Contra a Dengue”

Grande mobilização vai reunir crianças, jovens, adultos e idosos em todo o município
Data de inclusão: 21/10/2015 18:52

Itajaí quer evitar uma nova epidemia de dengue no próximo verão fazendo valer um dos mais conhecidos ditados populares, aquele que diz que “a união faz a força”. Para que neste verão 2015-2016, a doença não volte a afetar a comunidade, uma grande ação articulada entre as áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social inicia nesta sexta-feira (23). Divididas em nove regiões, que foram estabelecidas a partir dos polos de educação já existentes na cidade; a campanha – denominada “Todos Contra a Dengue”, vai envolver órgãos públicos e também entidades da sociedade civil, instituições religiosas e o setor empresarial e terá diversas atividades, desde palestras e panfletagens a passeatas e manifestações artísticas.

“Se toda a comunidade não participar desta luta, nós não a venceremos, por isso a mobilização e o engajamento deve ser de todos, assim como a responsabilidade em acabar com o mosquito da dengue é de cada um”, ressalta o secretário de Saúde, Osvaldo Gern. Ele destaca que a articulação de esforços envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos inicia em outubro, mas segue durante os próximos meses, para que no verão – época do ano em que ocorre o pico da doença, Itajaí possa estar livre dos focos do mosquito Aedes aëgypti e assim evitar uma nova epidemia de dengue. Uma nova mobilização integrada já está programada para 21 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate à Dengue.

Veja, a seguir, quais são as atividades que já começaram a colocar “Todos Contra a Dengue” em Itajaí:

Polo 1 – Cordeiros / Murta / Jardim Esperança / Costa Cavalcante / Votorantim
Terá ação ‘Saúde nos Semáforos’, com cartaz informativo e entrega de panfletos, das 08h30 às 10h30 e das 14 às 16h. E ‘Educação nas Escolas’, com cartaz informativo e entrega de panfletos, respeitando os horários de entrada e saída de cada unidade de ensino. Além disso, será feita panfletagem educativa no Terminal de Ônibus urbano das 10 às 11h e das 16 às 17h. O polo já tem um cronograma de atividades estabelecido para continuar mobilizando a comunidade local durante todo o mês de novembro.


Polo 2 – Cabeçudas / Fazenda / Praia Brava
Passeata com panfletagem educativa na Avenida Ministro Victor Konder (a Beira Rio), a partir das 09h. A concentração dos participantes deve iniciar às 08h30, com todos usando camiseta branca e com balões amarelos, cartazes, munidos de apito e com apoio de carro de som, a ideia é literalmente ‘fazer barulho para chamar a atenção’ da cidade para esta séria questão. Empresas, entidades e instituições da localidade também são convidados a se engajar na mobilização, tanto com a participação de suas equipes na caminhada como ao colocar balões amarelos e cartazes sobre o tema na entrada de seus empreendimentos. Às 14h, blitz educativa na Avenida Sete de Setembro, próximo ao semáforo do Supermercado Xande.


Polo 3 – São Vicente / Bambuzal / Jaí-Açu, Rio Bonito / Loteamento Nilo Bittencourt
Ações de sensibilização interna para a prevenção à dengue nas unidades já ocorrem desde o dia 08 de outubro, com a varredura de escolas e creches, assembleias com a comunidade escolar, visitas a igrejas e demais instituições e órgãos da comunidade, entre outras atividades.
No dia 23, às 09h, Caminhada de orientação e sensibilização da comunidade para o combate à dengue na Rua Estefano José Vanolli. O percurso termina no pátio da Igreja São Vicente de Paulo, onde na sequência, por volta das 09h45, ocorre um ato com apresentações artísticas. Ao todo, 89 entidades, instituições e órgãos públicos estarão envolvidos na mobilização.
O polo São Vicente desenvolve desde o dia 19 até 23 de outubro, a Semana de Prevenção da Dengue, com várias ações que incluem panfletagem na comunidade e a exibição do vídeo “Sai Fora Dengue”.


Polo 4 – Carvalho / Ressacada / Dom Bosco / São Judas / Vila Operária
Desde o dia 13, atividades de conscientização e sensibilização sobre a dengue estão sendo desenvolvidas em todas as unidades da região envolvida, como panfletagem nas ruas do Loteamento Santa Terezinha, produção de adesivos para distribuição aos frentistas do Posto Universitário, para que sejam multiplicadores da ação ao entregarem o material aos consumidores do estabelecimento nesta sexta-feira (23), às 10h. Parceria com clubes de serviço, instituições religiosas e com o Parque Dom Bosco. Confecção de material de divulgação para o incentivo ao combate à doença e sensibilização com panfletagem pela comunidade contemplada.
No CEI Vereador Heluiz A. M. Gonzaga e CEI Luiz Gonzaga Agostinho, de 19 a 23 de outubro, apresentação do teatro “Unidos contra a Dengue”, às 13h30 e 16h, para professores, crianças e comunidade. Na semana, as unidades também promovem exposição de trabalhos, e sensibilização aos moradores sobre o tema no átrio da Prefeitura.
No dia 23, às 10h, sensibilização no semáforo da Rua Indaial com Rua Heitor Liberato, com distribuição de material informativo. A mesma ação ocorre 10h e às 16h, no semáforo da Rua Indaial próximo ao Asilo Dom Bosco. Durante o dia, também haverá distribuição de materiais informativos em estabelecimentos comerciais, clubes de serviço e um clube de campo na região contemplada. Também no dia 23, apresentação do teatro “Unidos contra da Dengue” no Átrio da Prefeitura às 15h30 e a seguir, distribuição de adesivos no mesmo local.


Polo 5 – São João / Nova Brasília / Barra do Rio / Imaruí
Desde 07 de outubro, sensibilização da comunidade atendida por meio de palestras nas unidades de ensino e mobilização dos grupos envolvidos para as ações futuras.
Nos dias 21 e 23, apresentação de vídeo sobre o tema no CEI Márcio Roberto da Rosa
No dia 23, abertura oficial das ações do polo com blitz educativa no semáforo da Rua Blumenau com Dionísio Costa (entrada do Imaruí), das 09h30 às 10h30. E também em frente à EB João Duarte, às 11h20 e 17h15. Na unidade de ensino, também será feita exposição de pesquisa sobre a dengue por meio de registro de imagens e ainda, parceria com o CEI Heluiz Gonzaga para o teatro “Unidos contra a Dengue”.
O CEDIN Ângela Dalçóquio de Souza tem ações como roda de conversa; análise do ciclo de vida do mosquito por meio de fotos; representação do ciclo de vida com massa de modelar; saída de campo no entorno da unidade para observação de possíveis focos com questionário de prevenção que será encaminhado aos pais; jogos lúdicos como sete erros, quebra-cabeças e memória para trabalhar a prevenção e estimular a leitura; confecção e distribuição de um jornal com as ações já desenvolvidas pela unidade sobre a dengue.


Polo 6 – Centro
Reúne a Secretaria de Desenvolvimento Social (com a sede, CALs, CRAS e CMUs), o Centro de Referência Afonso Celso Liberato (São Judas) e o CEMESPI.
Durante toda a semana que antecede a abertura oficial das ações, sensibilização nas unidades abrangidas com conversas com pais e trabalho com os educandos do CEMESPI, além de entrega de material informativo.
Também durante a semana, sensibilização de cerca de quatro mil idosos que frequentam os grupos da Melhor Idade.

 

Polo 7 – Salseiros / Espinheiros / Portal 1 e 2 / São Roque / Volta de Cima / Santa Regina
Desde 13 de outubro, atividades de sensibilização e conscientização sobre a doença, cuidados e prevenção nas unidades educacionais envolvidas, com teatro, pintura, palestras, produção de cartazes e folders.
No dia 23, blitz educativa às 09h30 nas localidades de São Roque (em frente à EI Jorge Domingos Gonzaga), Espinheiros (EB José Fernandes Potter) e Portal 1. Já nas comunidades de Espinheirinhos (EI Clarindo da Cunha), Santa Regina (CEI Profª Diva Abrantes), Portal 2 (CEI Maria da Glória Stringari) e Salseiros (CEI João Vieira Ramos), iniciam caminhadas com distribuição de informativos a partir das 09h30.

 

Polo 8 – Itaipava / Rio do Meio / Paciência / Limoeiro / Laranjeiras / KM 12 / Campeche / Canhanduba / Brilhante 1 e 2 / Arraial dos Cunhas / Baía / Loteamento São Pedro
Desde o início de outubro, no Limoeiro, reuniões com pais e responsáveis com a enfermeira da unidade de saúde local nas unidades de ensino da área de abrangência, também com sessão de cinema com os vídeos ‘Sai Fora Dengue’ e ‘Dengue – Aedes Aëgypti picando uma pessoa’.
Na Itaipava, de 21 a 30 de outubro, grupos de alunos vão panfletar nas empresas do bairro e também haverá teatro sobre a dengue.
Em todas as unidades envolvidas, de 21 a 30 de outubro, alerta sobre a seriedade da doença e da necessidade de engajamento de todos na prevenção com palestras em empresas e palestras nas unidades, com distribuição de material informativo.

 

Polo 9 – Cidade Nova
Desde o dia 19 de outubro, ações de sensibilização e conscientização da comunidade para manter propriedades, terrenos baldios e passeios públicos limpos; formação de equipes para monitorar os espaços escolares e adjacências em todas as unidades escolares e de saúde na região de abrangência, buscar diminuir a incidência de focos do mosquito da dengue com a elaboração de placas, cartazes, folders e outros acessórios para a passeata de mobilização e ainda, em todas as localidades, mostra fotográfica do trabalho já desenvolvido no bairro Cidade Nova, com o antes, durante e depois de cada atividade.
No dia 23, passeata pelas ruas próximas ao CEI Euclides Meirinho e sensibilização com panfletagem no Terminal Rodoviário de Itajaí às 14h.

 

Combate depende de todos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, solicita aos moradores que verifiquem ao menos uma vez na semana as suas residências para eliminar o acúmulo de água parada ao longo de todo o ano.

E também recomenda que o lixo seja devidamente acondicionado em sacos plásticos bem fechados até o momento do recolhimento, e que sejam eliminados do ambiente todos os possíveis criadouros, como restos de embalagens e sacolas plásticas, latas, garrafas, pneus, enfim.

Até mesmo uma tampa plástica ou de pote de vidro, deixada no cercado, pode vir a ser um local para depósito de ovos do mosquito. Esta postura, adotada por todos os cidadãos, é fundamental para que a cidade vença a luta contra o aparecimento de novos casos da doença em Itajaí.

Até o momento, Itajaí totaliza 3.154 casos de dengue em 2015, sendo 1.968 confirmados por exame laboratorial e 1.186 positivados pelo critério clínico-epidemiológico.


------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde

47 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Observação: Logo depois da imagem de apoio, no final desta página, é possível fazer o download da tabela com a programação resumida das atividades desta sexta-feira (23), abertura da mobilização Todos contra a Dengue em Itajaí.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí