Uma das mais fortes tradições no feriado de Finados é homenagear seus entes queridos falecidos com flores. Muitas vezes, naturais, plantadas. E em vasos, acompanhados de pratos. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Combate à Dengue, durante esta semana, está indo às principais floriculturas da cidade para entregar cartazes e folders que trazem orientações para a comunidade sobre como ajudar a evitar os criadouros do mosquito Aedes aëgypti nos cemitérios. Além disso, na próxima segunda-feira (02), agentes de endemias farão panfletagem em três cemitérios do município.
“Nossa ideia é solicitar o engajamento dos profissionais do ramo de floriculturas nas nossas atividades de conscientização da comunidade, especialmente nesta época em que aumenta consideravelmente a procura por flores e arranjos plantados em vasos em função das homenagens do feriado de Finados”, ressalta o secretário de Saúde, Osvaldo Gern.
Nesta quinta-feira (29), agentes de endemias vão às principais floriculturas da cidade. Eles irão fixar cartazes de orientação nos estabelecimentos comerciais e também vão deixar folders com dicas específicas para o combate aos criadouros do mosquito da dengue nos cemitérios. Este mesmo material de conscientização, será entregue ao público que na próxima segunda-feira (02), Dia de Finados, comparecer aos Cemitérios da Fazenda, da Itaipava e de Espinheiros.
“Estamos há seis semanas sem o registro de casos de dengue em Itajaí mas não podemos baixar a guarda. A temperatura está em elevação, à medida em que nos aproximamos do fim do ano, e a estação está sendo bastante chuvosa. Essas são as condições ideais para que os ovos do mosquito eclodam. Por isso é fundamental que todos ajudem a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aëgypti”, finaliza a diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti.
----------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde / Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Telefone: 3249-5509