Uma grande ação articulada envolvendo as áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social vai chamar a atenção de toda comunidade de Itajaí para os riscos de uma nova epidemia de dengue no próximo verão. Fazendo valer um dos mais conhecidos ditados populares, aquele que diz que “a união faz a força”, nesta sexta-feira (20), vão estar “Todos Contra a Dengue”. A mobilização começa pela manhã e segue até o período da tarde, em nove regiões estabelecidas a partir dos polos de educação já existentes na cidade e envolverá órgãos públicos, entidades da sociedade civil, instituições religiosas e o setor empresarial. Estão programadas diversas atividades, desde panfletagens a passeatas e manifestações artísticas.
“Se toda a comunidade não participar desta luta, nós não venceremos esta batalha, por isso a mobilização e o engajamento de cada um é fundamental”, ressalta o secretário de Saúde, Osvaldo Gern. Ele ressalta que a articulação de esforços envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos segue durante os próximos meses, para que no verão – época do ano em que ocorre o pico da eclosão dos ovos do mosquito, Itajaí possa estar livre dos focos do Aedes aëgypti e assim evitar uma nova epidemia de dengue.
Esta ação já havia sido preparada para ocorrer no último dia 23 de outubro, mas precisou ser suspensa em função das chuvas. A mobilização desta sexta serve para antecipar, em Itajaí, as atividades de conscientização do Dia Nacional de Combate à Dengue, que ocorre em todo o Brasil neste sábado (21), quando profissionais da Secretaria Municipal da Saúde também vão realizar panfletagem e orientação em cinco regiões da cidade.
Veja, a seguir, quais são as atividades nos polos regionais nesta sexta-feira (20):
Polo 1 – Cordeiros / Murta / Jardim Esperança / Costa Cavalcante / Votorantim
Panfletagem educativa no Terminal de Ônibus urbano das 10 às 11h e das 16 às 17h. O polo executa cronograma de atividades para mobilizar a comunidade local durante todo o mês de novembro.
Polo 2 – Cabeçudas / Fazenda / Praia Brava
Passeata com panfletagem educativa na Avenida Ministro Victor Konder (a Beira Rio), a partir das 09h. A concentração dos participantes deve iniciar às 08h30, com todos usando camiseta branca e com balões amarelos, cartazes, munidos de apito e com apoio de carro de som, a ideia é literalmente ‘fazer barulho para chamar a atenção’ da cidade para esta séria questão. Empresas, entidades e instituições da localidade também são convidados a se engajar na mobilização, tanto com a participação de suas equipes na caminhada como ao colocar balões amarelos e cartazes sobre o tema na entrada de seus empreendimentos. Às 14h, blitz educativa na Avenida Sete de Setembro, próximo ao semáforo do Supermercado Xande.
Polo 3 – São Vicente / Bambuzal / Jaí-Açu, Rio Bonito / Loteamento Nilo Bittencourt
Às 09h, Caminhada de orientação e sensibilização da comunidade para o combate à dengue na Rua Estefano José Vanolli. O percurso termina no pátio da Igreja São Vicente de Paulo, onde na sequência, por volta das 09h45, ocorre um ato com apresentações artísticas. Ao todo, 89 entidades, instituições e órgãos públicos da região foram chamados para se envolver na mobilização.
Polo 4 – Carvalho / Ressacada / Dom Bosco / São Judas / Vila Operária
A partir das 08h, panfletagem no semáforo das ruas Indaial com Heitor Liberato e às 10h e 14h, no semáforo das ruas Indaial com Carolina Vailatti, próximo ao Asilo Dom Bosco.
Às 15h30, no átrio da Prefeitura, apresentação do teatro “Unidos contra a Dengue”, seguido de distribuição de adesivos. E às 16h45, em frente ao CEI Heluiz Gonzaga, na Vila Operária, blitz educativa com distribuição de panfletos.
Polo 5 – São João / Nova Brasília / Barra do Rio / Imaruí
Às 09h30, blitz educativa no semáforo da Rua Blumenau com Dionísio Costa (entrada do Imaruí). A mesma ação também ocorre em frente à EB João Duarte, às 11h20 e 17h15.
Polo 6 – Centro
Reúne a Secretaria de Desenvolvimento Social (com a sede, CALs, CRAS e CMUs), o Centro de Referência Afonso Celso Liberato (São Judas) e o CEMESPI.
Às 09h30 e 14h30, blitz educativa no semáforo do cruzamento das ruas José Eugênio Müller e Heitor Liberato, em frente à Biblioteca Pública.
Polo 7 – Salseiros / Espinheiros / Portal 1 e 2 / São Roque / Volta de Cima / Santa Regina
Blitz educativa às 09h30 nas localidades de São Roque (em frente à EI Jorge Domingos Gonzaga), Espinheiros (EB José Fernandes Potter) e Portal 1. Já as comunidades de Espinheirinhos (EI Clarindo da Cunha) e Santa Regina (CEI Profª Diva Abrantes), terão caminhadas com distribuição de informativos também a partir das 09h30.
Polo 8 – Itaipava / Rio do Meio / Paciência / Limoeiro / Laranjeiras / KM 12 / Campeche / Canhanduba / Brilhante 1 e 2 / Arraial dos Cunhas / Baía / Loteamento São Pedro
Desde o início de outubro, no Limoeiro, reuniões com pais e responsáveis com a enfermeira da unidade de saúde local nas unidades de ensino da área de abrangência, também com sessão de cinema com os vídeos ‘Sai Fora Dengue’ e ‘Dengue – Aedes Aëgypti picando uma pessoa’. Na Itaipava, em outubro, grupos de alunos panfletaram nas empresas do bairro e também haverá teatro sobre a dengue.
Em todas as unidades envolvidas, de 21 a 30 de outubro, houve alerta sobre a seriedade da doença e da necessidade de engajamento de todos na prevenção com palestras em empresas e palestras nas unidades, com distribuição de material informativo.
Polo 9 – Cidade Nova
Passeata pelas ruas próximas ao CEI Euclides Meirinho às 08h30 e 13h30 e sensibilização com panfletagem no Terminal Rodoviário de Itajaí às 09h30 e 14h, além do plantio de sementes de crotalária em terrenos próximos ao CAIC.
Desde o dia 19 de outubro, promovem ações de sensibilização e conscientização da comunidade para manter propriedades, terrenos baldios e passeios públicos limpos; formação de equipes para monitorar os espaços escolares e adjacências em todas as unidades escolares e de saúde na região de abrangência, buscar diminuir a incidência de focos do mosquito da dengue com a elaboração de placas, cartazes, folders e outros acessórios para a passeata de mobilização e ainda, em todas as localidades, mostra fotográfica do trabalho já desenvolvido no bairro Cidade Nova, com o antes, durante e depois de cada atividade.
Combate depende de todos
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, solicita aos moradores que verifiquem ao menos uma vez na semana as suas residências para eliminar o acúmulo de água parada ao longo de todo o ano.
E também recomenda que o lixo seja devidamente acondicionado em sacos plásticos bem fechados até o momento do recolhimento, e que sejam eliminados do ambiente todos os possíveis criadouros, como restos de embalagens e sacolas plásticas, latas, garrafas, pneus, enfim.
Até mesmo uma tampa plástica ou de pote de vidro, deixada no cercado, pode vir a ser um local para depósito de ovos do mosquito. Esta postura, adotada por todos os cidadãos, é fundamental para que a cidade vença a luta contra o aparecimento de novos casos da doença em Itajaí.
-------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
47 3249-5524