Crianças, adultos e idosos estão unidos nesta sexta-feira (20) para conscientizar toda a comunidade de Itajaí sobre os riscos de uma nova epidemia de dengue na cidade no próximo verão. Desde o começo da manhã, em diversas regiões do município, estão “Todos contra a Dengue” em ações como passeatas, panfletagens e manifestações artísticas. Na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, na Fazenda, por exemplo, quase 500 pessoas, com balões amarelos e muitos apitos, chamaram a atenção durante uma passeata. Já na Rua Estefano José Vanolli, no São Vicente, mais de 300 pessoas se reuniram para uma caminhada que foi encerrada no pátio da Igreja São Vicente de Paulo com apresentações artísticas e ato cívico. No período da tarde ainda há muitas outras atividades, a partir das 13h30. A ação articulada reúne áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e além dos órgãos públicos, também envolve entidades da sociedade civil, instituições religiosas e o setor empresarial.
Estas são as ações do período vespertino da mobilização “Todos Contra a Dengue” em Itajaí:
Polo 1 – Cordeiros / Murta / Jardim Esperança / Costa Cavalcante / Votorantim
Panfletagem educativa no Terminal de Ônibus urbano das 16 às 17h. O polo já tem um cronograma de atividades estabelecido para continuar mobilizando a comunidade local durante todo o mês de novembro.
Polo 2 – Cabeçudas / Fazenda / Praia Brava
Às 14h, blitz educativa na Avenida Sete de Setembro, próximo ao semáforo do Supermercado Xande.
Polo 4 – Carvalho / Ressacada / Dom Bosco / São Judas / Vila Operária
Caminhada e panfletagem pelas ruas do Loteamento Carvalho a partir das 14h.
Panfletagem no Semáforo do cruzamento das ruas Indaial e Carolina Vailatti, próximo ao Asilo Dom Bosco, a partir das 14h.
Distribuição de adesivos no Posto Universitário às 15h30.
Apresentação do teatro “Unidos contra da Dengue” no Átrio da Prefeitura às 15h30 e a seguir, distribuição de adesivos no mesmo local.
Blitz educativa com distribuição de panfletos em frente ao CEI Heluiz Gonzaga às 16h45.
Polo 5 – São João / Nova Brasília / Barra do Rio / Imaruí
Em frente à EB João Duarte, blitz educativa às 17h15.
Polo 6 – Centro
Reúne a Secretaria de Desenvolvimento Social (com a sede, CALs, CRAS e CMUs), o Centro de Referência Afonso Celso Liberato (São Judas) e o CEMESPI.
Às 14h30, blitz educativa em frente à Biblioteca Pública Municipal, na Rua Heitor Liberato.
Até às 17h, ação de conscientização na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, com orientações, panfletagem e as casas modelo, com o certo e o errado em uma residência para o combate à dengue.
Polo 9 – Cidade Nova
Caminhada pelas ruas próximas ao CEI Euclides Meirinho às 13h30.
Sensibilização com panfletagem no Terminal Rodoviário de Itajaí às 14h.
Plantio de sementes de crotalária em terrenos vazios próximos ao CAIC.
Dia Nacional de Combate – Sábado
Além de toda esta programação local desenvolvida já na sexta-feira por toda a cidade, no sábado (21), novas ações acontecem em Itajaí para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue.
Na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, das 08 às 13 horas, o Núcleo de Controle de Zoonoses estará com as casas-modelo, onde o morador pode ver o certo e o errado no combate à dengue, para levar o exemplo para a sua residência. No local, profissionais também vão fornecer orientações e distribuir panfletos informativos para a população.
E, em cinco pontos da cidade, das 10 às 13 horas, servidores da Secretaria de Saúde estarão realizando panfletagem educativa junto aos semáforos:
Bairro São João – no cruzamento das ruas Pedro Rangel e José Pereira Liberato
Bairro São Vicente – cruzamento da Avenida Campos Novos com Rua Nilson Edson dos Santos
Bairro Cordeiros – Avenida Reinaldo Schmithausen, no semáforo da Liquigas
Bairro Fazenda – Avenida Sete de Setembro, no semáforo do Supermercado Xande
Centro – Rua Silva, no semáforo do Colégio São José
------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3249-5524