A data de 1º de dezembro é reconhecida como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o causador da Aids e recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. No entanto, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há portadores do vírus (soropositivos), que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Neste ano, a campanha de conscientização dá enfoque especial aos jovens de 15 a 24 anos devido aos altos índices de contaminação pelo vírus HIV nessa faixa etária. Portanto, na terça-feira (01), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, através da Gerência de DST/AIDS/HV, realiza uma ação conjunta com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com a realização de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites C.
A testagem será feita mediante apresentação de documento com foto; idade mínima para testagem de 17 anos (menores somente acompanhados de pais ou responsáveis).
A testagem estará aberta a toda a população, acadêmicos, professores e demais funcionários da instituição. O resultado leva em média 30 minutos e será entregue impresso para a pessoa testada.
O horário da ação será das 09h às 20h30 na Univali. Bi Bloco F4 (CCS) sala 101 - horário das 09h às 16h30. E na Biblioteca Central, das 17h às 20h30.
Rede mobilizada
As Unidades Básicas da Rede Municipal de Saúde também promoverão atividades de educação e saúde nas salas de espera, através da entrega de materiais informativos e insumos de prevenção (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante), pois a intenção é sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo na prevenção do HIV/AIDS e demais DSTs. As Unidades de Saúde Votorantim e Cordeiros estarão oferecendo a testagem rápida para a população que tiver interesse em realizá-lo.
E em continuidade às ações, no dia 18 de dezembro, das 13h30 às 17h, será realizada a Capacitação de HIV/AIDS ministrada pelo Dr Eduardo Campos de Oliveira, médico Infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, para os profissionais médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Itajaí no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
--------------------------------
Informações adicionais
Secretaria de Saúde
Gerência do Programa DST/AIDS/HV
(47) 3249-5558