Cerca de 30 médicos da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde participam, na tarde desta sexta-feira (04), de uma capacitação sobre Dengue, Chikungunya e Zika. A atividade acontece no Instituto Fayal de Ensino Superior (IFES) e é ministrada pelos facilitadores Viviane dos Reis Martins, enfermeira e Raphael Alexandre de Paiva Bertacchini, médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Com carga horária de três horas, a capacitação objetiva capacitar e sensibilizar os médicos da atenção básica para a detecção precoce dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika a fim de prestar atendimento adequado conforme protocolo do Ministério da Saúde e assim prevenir agravamento e até mesmo óbito por essas doenças.
Alguns médicos já passaram por capacitação realizada em setembro, outubro e novembro nas Unidades Básicas de Saúde. “E como a Zika ainda é uma doença desconhecida, os protocolos estarão sempre sendo revisados e atualizados, sendo assim com certeza teremos outros encontros com todos os profissionais de saúde do município”, ressalta a enfermeira Viviane Martins.
-------------------------------
Informações adicionais
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Núcleo de Controle de Zoonoses – Enfermeira Viviane Martins
(47) 3249-5572