A Sala de Situação de Itajaí informa os números da produção efetuada pelos agentes comunitários e agentes de endemias em seis pontos da cidade na terça-feira (02), décimo sexto dia das atividades de campo do trabalho de intensificação à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Imóveis visitados: 1.339
Imóveis fechados: 580
Recusas: 07
Desta forma, o total parcial acumulado após 16 dias de ação é o seguinte:
Imóveis visitados: 44.939 (70,37%)
Imóveis fechados: 14.908 (23,34%)
Recusas: 432 (0,68%)
Imóveis Não visitados: 3.583 (5,61%)
“Enquanto equipes atuam nas vistorias para fechar os imóveis que faltam ser verificados no Centro e na Fazenda, o que deve ocorrer até esta sexta-feira, se as condições do tempo permitirem, outras equipes atuam na Barra do Rio, fazenda, Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros em busca de recuperar os imóveis que, na primeira passagem dos agentes, estavam fechados. Mas este índice de mais de 23% de residências fechadas ainda é alto e nos preocupa”, cita o secretário de Saúde Osvaldo Gern.
Tipos de resíduos
Em relação aos tipos de resíduos identificados e eliminados dos imóveis durante as verificações, os números de terça-feira foram os seguintes:
TIPO B: 37 - pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)
TIPO D1: 401 - lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)
TIPO D2: 00 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)
Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 532
Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 02 (caixas, lajes, calhas)
Com isso, o total parcial de resíduos eliminados soma:
TIPO B: 4.338 - pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)
TIPO D1: 4.957 - lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)
TIPO D2: 125 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)
Recipientes / depósitos tratados com larvicida: 13.059
Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 220 (caixas, lajes, calhas)
O trabalho
O primeiro ciclo de visitas aos imóveis em áreas de infestação em Itajaí iniciou no dia 12 de janeiro e conforme estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, deve ser concluído até 12 de fevereiro.
Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.
Inicialmente, a meta de Itajaí era vistoriar 57 mil imóveis por ciclo, considerando as visitas em prédios até o terceiro andar, no Centro e nos oito bairros infestados (Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária e Fazenda). No entanto, após o início do trabalho de campo, o município decidiu verificar a totalidade dos imóveis verticalizados, o que aumentou o universo a ser atingido na ação para 63.862.
------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde | Programa de Combate à Dengue
(47) 3249-5573