No último sábado (13), mais de 500 pessoas se uniram para combater o mosquito Aedes aegypti em Itajaí. Foi a primeira grande mobilização de 2016 para o combate ao vetor que transmite para o ser humano a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Em duas diferentes frentes de atividade, o objetivo foi, mais uma vez, orientar e conscientizar toda a população para eliminar os locais que possam servir de criadouro para o mosquito. Como forma de dinamizar a cobertura foram utilizados 10 veículos nos trabalhos, sendo seis da Secretaria de Saúde e quatro da Marinha.
Durante a mobilização, agentes da Coordenadoria de Trânsito atuaram na inspeção aérea dos imóveis com o apoio de um drone. As imagens captadas foram enviadas à Secretaria de Saúde que, por meio do Programa de Combate a Dengue e Vigilância Sanitária, irão visitar os locais onde foram identificados focos de criadouro do mosquito para informar os proprietários da necessidade de eliminar esses criadouros e, caso não atendam a determinação, eles poderão ser multados.
Recuperação
Na ação desenvolvida pelos 65 Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde, juntamente com 50 homens da Marinha do Brasil, nove bairros infestados foram visitados na busca de recuperar as casas que estavam fechadas durante a passagem dos agentes de saúde nas últimas quatro semanas. O resultado, segundo o Secretário de Saúde, Osvaldo Gern, foi positivo. “Contabilizamos 1073 imóveis vistoriados e recuperados, ou seja, foram eliminados criadouros do mosquito. Certamente iremos repetir esse esforço conjunto, porém precisamos do apoio da população para que cuide da sua casa e também fiscalize seu vizinho”, explica.
Panfletagem
Assim como ocorreu em dezembro de 2015, pelo menos 400 servidores municipais de todas as unidades administrativas (secretarias, fundações e autarquias), atuaram em semáforos de pontos estratégicos da cidade, no período das 10 às 12h30, distribuindo material explicativo e informativo para a população. Em torno de 10 oficiais da Marinha também uniram forças nesta atividade.
Nas abordagens, o pedido foi para que todo cidadão adote o sábado como “Dia da Faxina” e assim, semanalmente, faça a revisão de sua residência para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os voluntários também orientaram a população a manter tonéis e caixas d’água tampados, calhas limpas, garrafas sempre viradas com abertura para baixo e lixeiras bem fechadas.
“Precisamos que toda a comunidade se conscientize de que o poder público sozinho não vai conseguir vencer esta batalha. O combate ao Aedes aegypti se tornou uma preocupação mundial, tanto que a Organização Mundial de Saúde declarou situação de emergência em saúde pública de interesse internacional e mais do que nunca, é necessário a união de esforços de todos os setores da sociedade para que tenhamos êxito”, ressalta o secretário de Saúde.
Esta foi a quarta grande mobilização de combate ao Aedes aegypti em Itajaí. As três anteriores ocorreram nos dias 20 e 21 de novembro e em 12 de dezembro de 2015.
-------------------------------
Informações adicionais
Secretaria de Saúde
47 3249-5500