O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a conservação dos recursos hídricos.
A Vigilância Sanitária Municipal é a responsável pelo Programa Vigiágua. Através dele é feito o monitoramento da água distribuída pelo Semasa. “As amostras são recolhidas e levadas semanalmente para análise no Lacen e também fiscalizamos a comercialização de água envasada na cidade”, informa o Diretor de Vigilância Sanitária, Luiz Antonio Spinosa.
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92) recomendou a criação de um dia internacional para celebrar este bem essencial para a evolução do planeta.
Água e segurança alimentar
A cada ano a ONU define um tema para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2012 o tema é Água e segurança alimentar. Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje e as estatísticas dizem que cada um de nós bebe de dois a quatro litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos.
Para fazer um quilo de carne chegar à nossa mesa, desde o início do processo ainda no abatedouro, são consumidos 15 mil litros de água. No caso do processamento de um quilo de trigo, ele consome 1.500 litros. A Agência Nacional das Águas informou que um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão e estes problemas estão conectados.
Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir:
- Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;
- Reduzir o desperdício de alimentos: 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida;
- Produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água;
- Ter uma dieta saudável.