As equipes de saúde bucal da rede pública de Itajaí vão realizar um levantamento epidemiológico com a população. O objetivo é verificar os principais problemas odontológicos que afetam os moradores para que a gestão municipal realize o planejamento e a adequação das ações de saúde bucal. A pesquisa será realizada em escolas públicas e privadas, centros comunitários e igrejas com adultos.
> Leia mais notícias sobre Saúde
Em parceria com a Univali, os profissionais passaram por treinamento teórico para realização dos trabalhos. Nesta quarta, quinta e sexta-feira (9, 10 e 11), o grupo de dentistas e auxiliares de saúde bucal do município começou as oficinas práticas e examina crianças de cinco e de 12 a 15 anos do Lar Padre Jacó.
“Com o levantamento epidemiológico, a Secretaria de Saúde conhecerá a saúde bucal da população e terá condições de planejar o serviço de acordo com a demanda, reorganizar e adequar as ações para oferecer um atendimento mais qualificado”, explica a dentista e responsável pela capacitação, Mônica Cristina Lopes.
De acordo com Mônica, os dentistas e auxiliares vão pesquisar três condições odontológicas na população: a prevalência da cárie dentária, a fluorose (excesso de flúor no esmalte dos dentes e pode estar relacionada com dosagem de flúor na água do abastecimento público), edentulismo (perda dos dentes), bem como o uso e a necessidade de próteses para avaliar e adequar o fornecimento do serviço pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.
_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500
Secretaria de Comunicação
(47) 3249-5524