Durante este sábado (12) todas as unidades básicas de saúde do município abriram as portas para vacinar a população contra gripe Influenza, das 8h às 17h. Itajaí atingiu 46,6% da meta de vacinação dos grupos prioritários: foram aplicadas 17.763 doses do início da campanha até o momento, além de 4.671 doses em doentes crônicos (que não entram na meta do Ministério da Saúde).
Cada unidade preparou atrações especiais para receber os moradores neste sábado, como pintura de rosto para as crianças, brinquedos e distribuição de guloseimas. O personagem Zé Gotinha também visitou os postos da zona rural e do bairro Cidade Nova, fazendo a alegria dos pequenos.
> Leia mais notícias sobre Saúde
O casal Marcos e Susana Testoni levou a filha Mirela, de quatro anos, para se vacinar contra gripe na manhã de sábado na unidade da Itaipava. De acordo com eles, a menina é imunizada contra doença anualmente. “A vacina é importante para prevenção de complicações graves”, afirma Susana.
O município ainda precisa vacinar cerca de 20 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário, considerado mais vulnerável pelo Ministério da Saúde. Quem não se vacinou contra Influenza tem até dia 1° de junho para procurar uma unidade de saúde e ficar imunizado. Basta levar a carteira de vacinação e um documento de identidade.
“Tivemos cinco casos confirmados de gripe H1N1 neste ano em Itajaí. Todos os pacientes já estão bem, porém o vírus continua circulando em Santa Catarina e quem está no grupo de risco precisa se vacinar para reduzirmos essa circulação. A vacina protege contra três tipos de vírus e é a forma mais eficiente de prevenir complicações da doença”, pontua a diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Sandra Ávila.
Podem se vacinar gratuitamente na rede municipal crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Também serão vacinados contra Influenza adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.