A Secretaria Municipal de Saúde foi uma das seis ganhadoras do concurso “Dia Mundial de Luta contra a Raiva na America Latina e Caribe (2011)”, promovido pela Aliança para o Controle da Raiva.
A ação do Núcleo de Controle de Zoonoses, no dia 28 de setembro de 2011, levou até o calçadão da Hercílio Luz uma caverna com morcegos fictícios, uma fazenda de brinquedo e um manequim representando uma pessoa em tratamento contra raiva, aliando diversão ao conhecimento.
Os stands apresentaram os quatro ciclos de transmissão: - ciclo aéreo - réplica de uma caverna com morcego; - ciclo silvestre, animais da fauna local empalhados; - ciclo urbano, animais em observação; - ciclo rural, mini fazenda.
“Este reconhecimento muito nos orgulha porque mostra que Itajaí está no rumo certo. Nossa equipe se mobilizou, estamos fazendo a diferença e o Dia Mundial contra a Raiva já entrou para o nosso calendário de ações”, explicou o Secretário Municipal de Saúde. Além de Itajaí, foram premiados os países: Trinidad & Tobago, México, Perú e Chile.
A Aliança para o Controle da Raiva (com sigla ARC, do inglês Alliance for Rabies Control) é uma entidade não-governamental, supranacional, com sede na Escócia (Reino Unido), que tem por finalidade empreender campanhas por todo o mundo com o fim de incrementar o combate à raiva. Foi fundada em 2007. Como desdobramento da entidade, foi criada a Global Alliance for Rabies Control, com sede nos Estados Unidos da América. Dentre as atividades da entidade está o Dia Mundial de Combate à Raiva, realizado desde 2007, no dia 28 de setembro de cada ano.