Mais de 100 servidores públicos da Secretaria de Saúde de Itajaí participaram do Programa Humanização, na manhã desta quinta-feira (30), na Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPMI). O evento contou com uma capacitação humanizada, ministrada pelo palestrante Jamil Albuquerque, sobre acolhimento.
O Programa Humanização é realizado pela Secretaria de Saúde desde o início deste ano com o objetivo de acolher e capacitar os funcionários para um atendimento humanizado e cuidado integral da população. A iniciativa proporciona ainda um espaço de diálogo permanente com a gestão municipal. Participam do evento os aniversariantes de cada mês.
Nesta edição, o encontro começou com uma atividade laboral ministrada pelo fisioterapeuta da Secretaria, Bruno Milanez Espindola. Na sequência, o prefeito Volnei Morastoni deu as boas-vindas aos profissionais e reforçou a importância de acolher a todos para que isso se reflita no atendimento diário nas unidades de saúde.
“A Saúde de Itajaí melhorou muito e queremos continuar avançando. Porém, mais do que equipamentos e tecnologia de ponta, o que faz diferença para as pessoas é o atendimento. Por isso, o acolhimento é tão importante”, afirma.
O palestrante Jamil Albuquerque seguiu falando sobre o acolhimento. Ele destacou para os servidores que não se pode medir a dor de cada paciente, portanto o atendimento deve ser igual ao que seria dado para um familiar. “Temos que lembrar disso: todo paciente é o amor de alguém”, completou.
O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, aproveitou o momento para parabenizar os profissionais de saúde pelo alcance da meta da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que ultrapassou os 100% de cobertura. “Estou muito orgulhoso de toda essa equipe de trabalho, que não mediu esforços para chegarmos ao nosso objetivo”, declarou.
No final do encontro, servidores e gestores puderam conversar e confraternizar durante um café da manhã.