A Secretaria de Saúde de Itajaí promove o 1º Seminário Municipal “As arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e o Aedes aegypti” para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de endemias do município. Por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI) e do Núcleo de Controle de Zoonoses, o evento será nesta terça (04) e quinta-feira (06), das 13h30 às 17h30, no auditório da superintendência do Porto de Itajaí. Os profissionais de saúde da cidade podem optar por uma das duas datas para participar da capacitação.
> Leia mais notícias sobre Saúde
O seminário busca atualizar os profissionais da rede municipal sobre o manejo clínico dos pacientes, relembrando fluxos de atendimento e apresentando a situação epidemiológica da dengue, chikungunya e zika vírus do município.
“Todo ano fazemos essa capacitação para sensibilizar os servidores e mantê-los atualizados sobre o atendimento de casos suspeitos, dessa forma conseguimos monitorar surtos e evitar óbitos. Desta vez um dos assuntos de destaque será a febre chikungunya, que é uma das doenças que nos preocupa”, afirma a gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí, enfermeira Simone Menegaz Veit.
A capacitação será ministrada pelo médico infectologista Pablo Sebastian, pela bióloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC), Gabriele Galvan, e pela enfermeira do Núcleo de Zoonoses de Itajaí, Simone Menegaz Veit. Os palestrantes abordarão o manejo clínico e a classificação de risco dos casos suspeitos, a situação entomológica e a biologia do vetor, além de apresentar a situação epidemiológica de Itajaí.
Após as apresentações, os participantes poderão debater os assuntos e esclarecer dúvidas.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo site Form SUS: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=43302.
_______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500