O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o assunto de maior destaque durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí. O evento, realizado na sexta-feira (5) e sábado (6) no campus da Univali, reuniu aproximadamente 320 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários, gestores e prestadores de serviço. Ao todo, foram aprovadas 74 propostas para melhorias das políticas públicas de saúde.
> Leia mais notícias sobre Saúde
Organizada pela Secretaria de Saúde de Itajaí em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), a nona edição da conferência municipal teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
“A participação da comunidade, controle social, profissionais de saúde e gestores na Conferência Municipal de Saúde foi muito importante para a construção de um SUS melhor, além de propor uma reflexão sobre o momento atual do país. As propostas desenvolvidas no evento também vão auxiliar a nortear a gestão municipal sobre as necessidades da população”, comenta a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.
Debate e reflexão
A abertura, na sexta-feira, contou com palestra do farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos, que abordou o tema principal do evento. Ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde e atual presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Santos refletiu com os participantes sobre questões que afetam o SUS atualmente. Entre elas, a EC 95, que limita os gastos da União com Saúde por 20 anos.
No sábado, o público pôde continuar os debates em três grupos de trabalho, conforme os eixos temáticos do evento: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Após as discussões, a plenária aprovou 74 propostas de âmbito municipal, regional e nacional.
As iniciativas elaboradas na conferência destacam principalmente o fortalecimento do SUS, com foco na melhoria dos serviços da Atenção Básica por meio da contratação de mais profissionais e humanização do atendimento. Também foram aprovadas propostas para garantia do acesso à saúde, qualificação e ampliação dos serviços de saúde, melhoria na estrutura das unidades básicas e investimento em educação permanente para os profissionais. Foi ressaltado ainda o fortalecimento dos espaços de controle social.
Para apresentar nove destas propostas (3 para cada eixo) na Conferência Estadual de Saúde, que ocorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Florianópolis, foram eleitos delegados para representar a cidade. Confira a lista:
USUÁRIOS - Titulares
Mara Beatriz Pires Alves
Márcia Guimarães
Maria aparecida Lapa da Silva
Arthur Zanchet Machado
Paulo Cesar Lima da Sliva
Norberto Luciano Borges
USUÁRIOS - Suplentes
Fátima Regina Cardoso Constâncio
Priscila Montalto Concepcion
Graziela Gonçalves
Tiago Fambomel de Sucena Botelho
Paulo Sérgio Silva dos Santos
PROFISSIONAIS - Titulares
Alexandra Gonçalves Cambrui
Edimar Garcia
Wellington Sanchez Abdou
PROFISSIONAIS - Suplentes
Josilene Bernhardt
Erick Porodi Melo
Josiane Teresinha Ribeiro de Souza
PRESTADORES PRIVADOS E GOVERNO - Titulares
Eliane dos Santos Carvalho
Ismênia Fiuza Carvalho
Tatiane Machado
PRESTADORES PRIVADOS E GOVERNO - Suplentes
Marcela Regina da Silva
Maria Helena Gonçalves
Elizângela Paula Bombana dos Santos Chab