O município de Itajaí, através da Gerencia da Vigilância das Violências da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foi contemplado com a quantia de R$ 50.000,00 para implantação e fortalecimento de projetos de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes.
A ação proposta no projeto contemplado consiste na promoção de capacitações para profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e da Criança, Adolescente e Juventude, para o enfretamento a violência.
O objetivo da Secretaria de Saúde, segundo o médico da Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa, é ampliar os conhecimentos técnicos dos profissionais envolvidos no processo, possibilitando qualidade na abordagem das vítimas e dos resultados no atendimento. “O recurso recebido será utilizado na promoção destas capacitações”, informa.
Neste primeiro momento serão capacitados os administradores, coordenadores de núcleos de contra turno, professores de educação física, orientadores e auxiliares de coordenação, supervisores escolares e supervisores de gestão.
A capacitação com os profissionais da Educação está programada para a próxima sexta-feira (27). O tema Bullying Escolar: Novos Horizontes será apresentado pelo Professor e Historiador Érico Paes de Campos, no Auditório Professor Dr. Luiz Carlos Schmitt de Carvalho - piso superior da Secretaria Municipal da Educação durante todo o dia.
Para os profissionais da Secretaria de Saúde os encontros ocorrerão em setembro quando serão abordados: a negligência na atenção ao pré-natal e a violência contra criança, mulher e idoso. As temáticas aplicadas com os profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Criança, Adolescente e Juventude, ainda estão sendo definidas.