Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Unidades Básicas de Saúde de Itajaí promovem ações contra o tabagismo

Atividades ocorrem nesta quinta (29) e sexta-feira (30) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
Data de inclusão: 28/08/2019 16:55

Dez Unidades Básicas de Saúde do Município de Itajaí vão promover ações de combate ao tabagismo nesta quinta-feira (29) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Serão distribuídas orientações à população sobre os malefícios do cigarro e informações sobre os grupos de apoio do Município. As atividades ocorrem nas unidades do Cidade Nova I, Espinheiros, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Nossa Senhora das Graças, Portal II, Rio Bonito e Murta, que possuem grupos de cessação do fumo.

Na sexta-feira (30), o Programa de Tabagismo também estará orientando a população durante as comemorações de aniversário do Centro Integrado de Saúde (CIS). Serão distribuídos informativos e orientações àqueles que desejam parar de fumar. As ações acontecerão no pátio de estacionamento do CIS, das 9h às 17h.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do fumo como problema de saúde coletiva.

“O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas”, pontua a enfermeira responsável pelas Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Município, Franciele Budziareck das Neves.

Além disso, quem fuma tem dez vezes mais chance de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais possibilidade de sofrer um infarto, ter bronquite crônica e enfisema pulmonar. O tabagismo ainda dobra a probabilidade de ter um derrame cerebral.

Grupos de apoio

Para auxiliar quem deseja parar de fumar, o Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde promove grupos apoio nas unidades básicas. Neles, os fumantes encontram suporte para deixar o vício, recebem dicas e orientações de profissionais de saúde e ainda podem compartilhar suas experiências. Os fumantes participam de, no mínimo, seis sessões nos grupos e também recebem gratuitamente medicamentos que ajudam a reduzir a vontade de fumar.

De maio a agosto deste ano, 56 pacientes buscaram tratamento nos grupos do município. Destes, 36 são mulheres e 20 são homens, sendo 49 pacientes na faixa etária entre 18 e 60 anos. Em relação ao tratamento, 44 pacientes já utilizaram algum medicamento de combate ao tabagismo e 40% estão em abstinência. A estimativa do Programa de Tabagismo é atender cerca de 80 pacientes nos próximos meses.

Vantagens de parar de fumar

Parar de fumar melhora a capacidade de sentir cheiros e sabores. Também melhora a respiração, garante maior disposição para caminhar e realizar outras tarefas, reduz problemas digestivos, tosse e resfriados, elimina a cor amarela dos dentes e dedos, acaba com o mau hálito e deixa a pele mais saudável. Com o passar do tempo, a probabilidade de desenvolver doenças do coração cai pela metade nas pessoas que param de fumar e o risco de câncer no pulmão reduz em até 50%. 

Imagens relacionadas

Unidades Básicas de Saúde de Itajaí promovem ações contra o tabagismo
Unidades Básicas de Saúde de Itajaí promovem ações contra o tabagismo
Unidades Básicas de Saúde de Itajaí promovem ações contra o tabagismo
Unidades Básicas de Saúde de Itajaí promovem ações contra o tabagismo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí