Os usuários e servidores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), do bairro Vila Operária, participaram de uma tarde diferenciada. Um evento alusivo à campanha Setembro Amarelo foi realizado na segunda-feira (23), próximo ao farol da Praia do Molhe. A ação contou com apoio do Programa de Residência Multiprofissional, parceria do município com a Univali e o Ministério da Saúde.
> Leia mais notícias sobre Saúde
Os participantes vivenciaram atividades de percepção do ambiente (sons, cheiros e sensações), em que traduziram as experiências em forma de desenhos. Também ocorreram cantigas de roda, jogos e brincadeiras coletivas de cooperação para reativar o prazer em conviver de forma despretensiosa e criativa. Além disso, houve roda de conversa a fim de debater temas relacionados à campanha e um lanche foi oferecido para encerrar as ações.
“A equipe técnica do CAPS AD deseja privilegiar não apenas um momento de lazer em uma atividade turística e recreativa, mas também uma oportunidade de ressignifcar o olhar dos usuários sobre a cidade. Com isso, mostramos novos lugares, pessoas e alternativas, potencializando o tratamento com momentos de descontração e fortalecendo vínculos com a equipe multidisciplinar", salienta Janaina Moura, gerente do CAPS AD.
Ainda de acordo com Janaina, a maioria dos dependentes químicos em tratamento tem uma rotina restrita, seja por indisponibilidade financeira ou emocional. Também não possuem referências sociais e vivenciam pouco do que Itajaí oferece. O consumo de drogas está entrelaçado com perdas desde objetos pessoais até o afastamento social e isolamento, que resultam no consumo incessante das substâncias.
O Setembro Amarelo é uma ação mundial de conscientização do suicídio cujo foco é valorizar a vida. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a programação realizada pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPSad e CAPSi), além de ser desenvolvida pelos trabalhadores dos serviços ao longo de todo o mês.
____________________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Gerência do CAPS AD
(47) 3908-5863 / 3908-5864