O Serviço Móvel de Urgência – SAMU, registrou 188 ocorrências durante o mês de abril. O serviço é prestado com duas ambulâncias - uma básica, com profissionais efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos atendimentos mais simples e uma avançada com funcionários do governo do estado que atendem, principalmente, paradas cardíacas e acidentes graves.
Os 188 atendimentos de abril representam 24 a menos que o mês de março. Deste total de ocorrências, as com maior número foram acidentes de trânsito, com 50 atendimentos, e mal estar, com 28. Outras vinte ocorrências foram acionadas, mas não estavam no local quando a ambulância chegou.
O SAMU ainda atendeu em abril: seis casos de dor torácica, três AVC’s, 12 quedas, oito surtos psicóticos, seis trabalhos de parto, doze crises convulsivas, duas situações de agressão, seis paradas cardíacas e três pessoas intoxicadas.
Dentre as regiões com maior número de casos registrados estão: Cordeiros, com 23 ocorrências, Promorar (21 chamados), Cidade Nova (20 chamados), Centro (16 ocorrências) e São Vicente, com 15 acionamentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. A equipe municipal do Serviço é composta por 13 pessoas, sete técnicos de enfermagem formados em curso básico de APH 20 horas, e seis motoristas, todos formados em curso para socorristas e direção defensiva.