O Município de Itajaí já vacinou contra gripe influenza 38.201 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O total de doses, contabilizadas até quarta-feira (29), representam 63,8% da meta da cidade – 59.852 pessoas deverão ser vacinadas até 6 de junho, nova data de encerramento da campanha nacional.
Os grupos que mais se vacinaram em Itajaí, até o momento, foram: idosos acima de 60 anos (21.257 pessoas / 126,7%), doentes crônicos (6.024 pessoas / 62,3%) e trabalhadores de saúde (3.538 pessoas / 134,6%). Também estão recebendo a vacina os trabalhadores portuários (610 doses aplicadas), caminhoneiros (543 doses aplicadas), profissionais das forças de segurança e salvamento (404 doses aplicadas), entre outros grupos.
A vacinação continua ocorrendo nas unidades básicas de saúde e nas casas para os idosos que ainda não receberam. Nos bairros Centro, São João e São Judas as equipes já encerraram a vacinação nas residências. Caso algum morador não tenha tomado a vacina nessas áreas, deve ir até a unidade mais próxima para se vacinar.
A terceira etapa da campanha, quando mais grupos prioritários poderão se vacinar, abre no dia 9 de maio. Devido à pandemia de coronavírus o número de vacinas aplicadas na sala volante montada no Centro Integrado de Saúde (CIS) diminuiu consideravelmente. Por isso, a sala atenderá somente até esta quinta-feira (30), das 19h30 às 21h.
Grupos da 1ª e 2ª etapas da campanha de vacinação:
- Idosos acima de 60 anos
- Profissionais de saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Caminhoneiros, profissionais do transporte público (motorista e cobradores) e trabalhadores portuários.
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
3ª etapa da campanha – 9/05:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Pessoas com deficiência
3ª fase da campanha – 18/05:
- Adultos de 55 a 59 anos de idade
- Professores das escolas públicas e privadas