Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí alcança meta de vacinação em todos os grupos

Campanha segue até sexta-feira (01) para imunizar doentes crônicos
Data de inclusão: 28/05/2012 15:10

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até sexta-feira (01), mas a Secretaria Municipal de Saúde já comemora o alcance da meta em todos os grupos. De 05 a 25 de maio foram vacinadas 20.687 pessoas vacinadas, número correspondente a 86,36% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“O trabalho em equipe na busca pelo alcance e até superação da meta de 80% foi a marca desta Campanha”, relata o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato. “Todos os profissionais das Unidades de Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica fizeram um esforço fora do comum para que em exatos 16 dias de campanha irmos além e superamos a meta, chegando quase na totalidade”, acrescentou.

O médico da Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa esclarece que a campanha continua entre crianças, idosos e gestantes, “mas a atenção também está voltada para os doentes crônicos, que podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser imunizado”.

Confira a unidade mais próxima: Brilhante, Canhanduba, Caic, Cordeiros, Costa Cavalcante, Crescem, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Praia Brava, Promorar I, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, São João, São Judas, São Vicente, Univali e Votorantin.

   
Parcial de vacinados até sexta-feira (25):

Crianças – 3.910 (98,69%)
Gestantes – 1.665 (84,05%)
Idosos – 13.038 (80,04%)   

Influenza

 

As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes destas doenças.

A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é, sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio e secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém - contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Imagens relacionadas

Itajaí alcança meta de vacinação em todos os grupos
Itajaí alcança meta de vacinação em todos os grupos
Itajaí alcança meta de vacinação em todos os grupos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí