A equipe da Unidade Básica de Saúde do Brilhante apresentou uma peça de teatro sobre bullying e depressão na adolescência na Escola Básica Martinho Gervasi, localizada no bairro. A iniciativa aconteceu na tarde desta quarta-feira (03) e teve como temática o Sítio do Pica Pau Amarelo. A intenção foi abordar o tema de forma interativa e lúdica.
O teatro surgiu de uma proposta das agentes comunitárias de saúde da unidade, Priscila Debatin e Vanessa Vargas, que estão em formação no curso técnico de agente comunitário de saúde, para promove uma ação com a comunidade. A peça abordou questões de saúde mental e os agravos da depressão na adolescência por meio de personagens lúdicos da obra de Monteiro Lobato.
A peça foi encenada pelas agentes comunitárias de saúde, Priscila Debatin, Vanessa Vargas e Adriana Massaneiro, pela enfermeira Leide Caetano e pela gerente da unidade, Alessandra Gonçalves. Ao todo, 135 crianças, de quatro turmas da escola básica, prestigiaram a encenação, que durou uma hora.
O objetivo da ação foi estabelecer um vínculo entre a escola e a UBS, com a possibilidade de novas apresentações para outras turmas e escolas da área. A comunidade também contribui com doações para criar o cenário móvel, em formato de livro, e os figurinos da peça.
“Entendemos a importância do trabalho em conjunto com a Educação dentro de uma comunidade participativa, criamos ações e promovemos saúde através da criatividade e responsabilidade com os temas”, destaca a gerente da unidade do Brilhante, Alessandra Gonçalves.