O 1º Encontro de Conhecimentos em Autismo aconteceu durante esta sexta-feira (30) e contou com palestras sobre estratégias em relação ao transtorno. O evento é uma realização do Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ação, gratuita e aberta ao público, ocorreu no Teatro Adelaide Konder, na Univali, e teve a presença de 700 participantes.
“Hoje é um dia muito importante para a causa do Transtorno do Espectro Autista, tenho certeza de que o resultado dessa troca de conhecimentos será importante para criação de políticas públicas mais eficazes. E para ajudar se faz necessário entender o autismo”, comenta Murilo Pereira, coordenador do evento.
Foram realizadas palestras sobre a condição e formas de lidar com a síndrome, como a reabilitação física e intelectual, o desafio das famílias em relação aos comportamentos disruptivos e o uso de exames genéticos no diagnóstico. O encontro também buscou trazer novas estratégias para lidar com o autismo para implantação no Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí.
As palestras foram ministradas por professores da universidade e especialistas na área. A programação também contou com uma roda de conversa com todos os palestrantes e uma advogada especialista em direito das pessoas autistas. Além das palestras, também houve uma apresentação musical do grupo AMA.
O evento foi aberto ao público em geral, mas com foco na capacitação de profissionais das áreas da saúde e educação.