O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça os cuidados com as doenças respiratórias. Durante o inverno e dias com temperaturas baixas, a transmissão da gripe influenza e de resfriados é favorecida. A população deve ficar atenta aos sintomas, intensificar as medidas preventivas e buscar atendimento sempre que necessário.
Além de reforçar as medidas de prevenção, é importante manter os ambientes ventilados e arejados. Outra recomendação é estar com a vacinação contra gripe influenza em dia para evitar o agravamento da doença e internações hospitalares. A campanha encerrou no dia 30 de junho, no entanto, as unidades de saúde que ainda possuem estoque disponibilizam a vacina para a população.
“A gripe influenza é um dos principais causadores de internações e tem registrados diversos casos em Santa Catarina. Portanto, é de extrema importância que a população esteja atenta às medidas preventivas contra as doenças respiratórias”, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, André Marcílio.
Em caso de sintomas leves de gripe, como coriza, febre, tosse, dor no corpo e cansaço, os cidadãos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos seus respectivos bairros. Já em casos de sinais moderados e graves, é possível buscar as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs). O Município ainda oferece testagem para o vírus influenza em laboratórios conveniados, mediante requisição e encaminhamento médico pelo SUS.
Confira os cuidados básicos para a prevenção de doenças respiratórias:
Higienizar as mãos frequentemente;
Manter os ambientes ventilados;
Não compartilhar objetos pessoais;
Evitar aglomerações (principalmente em ambientes fechados);
Utilizar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar;
Evitar contato próximo com outras pessoas em casos de sintomas.