A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Roedores, realiza visitas às residências das localidades de Jardim Esperança e Jardim Progresso para desenvolver o trabalho de prevenção e orientação contra a proliferação de roedores. Durante este mês de agosto, os agentes de endemias irão inspecionar os imóveis dessas localidades, aplicarem raticidas e orientar os moradores. Após o intervalo de 10 dias, os agentes retornarão às residências vistoriadas para verificarem se os roedores foram eliminados.
Além da aplicação de pesticidas, é necessária a ajuda de todos os cidadãos para que o ambiente se veja livre da presença dos ratos. Os moradores devem evitar o acúmulo de lixo, restos de comida e entulhos em suas propriedades.
Dentre as doenças que podem ser transmitidas pelos roedores destaca-se a leptospirose com maior incidência na região. A leptospirose é uma doença causada por um microorganismo presente na urina do rato e o contágio se dá através do contato com água ou alimentos contaminados pela urina, esgoto, lixo e valas contaminadas, por meio dos animais domésticos e em épocas de enchentes e enxurradas.
Os sintomas mais frequentes são febre alta repentina, dores musculares, mal estar, vermelhidão nos olhos, náuseas, calafrios e diarréia. Caso algum cidadão apresente algum desses sintomas, deve procurar o posto de saúde mais próximo ou o Pronto Atendimento do São Vicente.
_________________________
Mais informações: Lúcio – 3249-5573.