A Secretaria Municipal de Saúde integra, a partir de agora, a Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
“Com a adesão, são liberados recursos para que os municípios reforcem o incentivo à gestante em criar um vínculo com a unidade de saúde mais próxima de casa, para uma efetiva assistência ao parto, resultando em parto e nascimento seguros, garantindo o acompanhante no parto, a atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade e acesso ao planejamento reprodutivo”, explica a responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, enfermeira Sandra Gesing Rosa.
Itajaí foi contemplada com o repasse de R$ 108.844,38 em parcela única, a serem usufruídos nos próximos doze meses, de novembro/2012 a outubro/2013. O recurso será investido em exames priorizados pela Rede Cegonha, a exemplo do teste rápido de gravidez, ultrassonografia, eletroforese hemoglobina, dosagem de glicose, dosagem de hemoglobina, entre outros. “Esses exames já são ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, mas optamos por aderir ao Rede Cegonha para garantir mais recursos para Itajaí”, afirma a enfermeira.
Hoje, 2.252 gestantes são atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas tem acesso gratuito ao pré-natal, que consiste na oferta de exames e consultas médicas para o acompanhamento da saúde da mamãe e do bebê.
______________________
Informações:
Secretaria da Saúde - 3249-5524