Uma ação nesta quarta-feira (10) marcará a passagem do Dia Mundial da Saúde, celebrado no último domingo (07), e a mobilização dos itajaienses em prol do movimento Saúde mais 10. Este Projeto de Lei de Iniciativa Popular visa assegurar 10% da receita bruta da União à saúde pública, que hoje não passa de 4%. Para ter representatividade no Congresso Nacional serão necessárias 1,5 milhão de assinaturas.
“Agora é vez da comunidade itajaiense participar, por isso teremos este evento amanhã, quarta-feira (10) na Rua Hercílio Luz, em frente ao Bradesco, das 8h30min às 17h, sem fechar para almoço. Queremos atender as pessoas de forma humanizada e acolhedora, enquanto sensibilizamos da importância de buscar mais recursos para a saúde”, informa a Prefeita em Exercício.
Durante todo o dia quem passar pela Rua Hercílio Luz poderá assinar a petição pública e contribuir para o aumento do repasse de recursos para a saúde. Na oportunidade, serão prestados serviços de orientação e educação através da Vigilância Sanitária, Atenção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Ambiental. Profissionais da enfermagem e técnicos farão testes de glicemia, aferição de pressão arterial, darão orientações sobre nutrição, saúde da mulher, odontologia e dicas de combate à dengue.
“Nossa luta é por uma saúde ainda melhor, é por qualidade nos serviços oferecidos pelos Hospitais, é pelo reajuste em 100% da tabela SUS, enfim é pela saúde de quem precisa do SUS”, afirma a Prefeita.
Até o momento foram contabilizadas mais de duas mil assinaturas que estão concentradas no Gabinete da Vice Prefeita. No decorrer desta semana os secretários municipais entregarão os formulários com as assinaturas dos colaboradores da Prefeitura. Entidades representativas, a exemplo dos Hospitais Marieta e Pequeno Anjo, OAB, CDL, Associação Empresarial e clínicas credenciadas ao SUS também estão participando e deverão entregar as assinaturas nesta semana. Os formulários também estão à disposição para assinaturas no guichê de informações da Prefeitura.
Segundo proposta orçamentária enviada ao Congresso Nacional e aprovada pela Comissão Mista de Orçamento a estimativa de receita bruta da União é de R$ 1,23 trilhão para 2013, equivalente a 24,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
O “Saúde mais 10” também reivindica o reajuste em 100% da Tabela SUS. O movimento, iniciado por um grupo de representantes de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, tem como objetivo mobilizar e buscar uma resolução aos problemas enfrentados por instituições filantrópicas de saúde, cujas finanças correm sérios riscos de entrar em colapso, caso nenhuma medida seja tomada.