A Rua Hercílio Luz recebeu as equipes da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (16) para mobilizar a população em prol do movimento Saúde Mais 10. A ação contou com serviços de orientação e educação através da Vigilância Sanitária, Atenção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Ambiental. Profissionais da enfermagem e técnicos fizeram testes de glicemia, aferição de pressão arterial, darão orientações sobre nutrição, saúde da mulher, odontologia e dicas de combate à dengue.
No total, 567 pessoas assinaram a petição pública para o aumento do repasse de recursos para a saúde. O Saúde Mais 10 é um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa assegurar 10% da receita bruta da União à saúde pública, que hoje não passa de 4%. Para ter representatividade no Congresso Nacional serão necessárias 1,5 milhão de assinaturas. "Estamos contabilizando as novas assinaturas que chegaram das entidades de classe e dos Secretários Municipais e a Força Sindical demonstrou interesse em ter uma barraca com formulários à disposição na Festa do Trabalhador, dia primeiro de maio", informa a Vice-Prefeita. Os formulários para assinaturas continuam disponíveis no guichê de informações da Prefeitura de Itajaí, Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde e Unidades de Saúde municipais.
Segundo proposta orçamentária enviada ao Congresso Nacional e aprovada pela Comissão Mista de Orçamento, a estimativa de receita bruta da União é de R$ 1,23 trilhão para 2013, equivalente a 24,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
O “Saúde Mais 10” também reivindica o reajuste em 100% da Tabela SUS. O movimento, iniciado por um grupo de representantes de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, tem como objetivo mobilizar e buscar uma resolução aos problemas enfrentados por instituições filantrópicas de saúde, cujas finanças correm sérios riscos de entrar em colapso, caso nenhuma medida seja tomada.