Representante do governo federal chegou nesta quarta-feira (31) e permanece até o final da tarde de hoje (01). Secretaria Municipal de Saúde e Univali, parceiras na aplicação do PRÓ e PET Saúde, são as instituições responsáveis pela recepção e apresentação da estrutura dos programa à Dra. Elaine Queda Assis. Entre os pontos avaliados estão o desenvolvimento das atividades relacionadas aos programas, os atendimentos nas unidades de saúde participantes e o perfil dos profissionais e alunos envolvidos.
O programa está sendo aplicado desde 2007 nas unidades de saúde do Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Murta, Praia Brava, Rio Bonito e Votorantim. São aproximadamente 40 profissionais envolvidos e uma média de cinco alunos por profissional, totalizando a integração de uma média de 200 pessoas.
Confira a agenda desta quinta-feira (01):
- 09h – Reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí: Secretário Municipal de Saúde, Sr. Paulo José da Silva, Márcia Cracco, Emerson Gonçalves e comissão local. Acompanhada pela coordenação do PRÓ/PET- Saúde UNIVALI. Local: Secretaria Municipal de Saúde;
- 10h30 - visita à Unidade Básica de Saúde Jardim Esperança;
- 14h - visita à Unidade Básica de Saúde Praia Brava;
- 15h - reunião com Comissão Ampliada do PRÓ - Saúde e visitação às instalações do Ambulatório de especialidades da UNIVALI (boco F7), clínica de fonoaudiologia e clínica de fisioterapia. Local: sala 101;
- 17h - traslado para Blumenau.
PRÓ E PET SAÚDE
Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - (Pró-Saúde)
O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica, promovendo transformações na prestação de serviços à população.
O Pró-Saúde visa à reorientação da formação dos profissionais de saúde favorecendo mudanças curriculares segundo três eixos – orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica – com o objetivo de fortalecer a integração entre instituições de ensino e serviço público de saúde, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, que vem sendo implantado no país desde 2005.
O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).