Das dez vagas solicitadas por Itajaí, cinco foram homologadas pelo Ministério da Saúde e, conforme boletim informativo encaminhado pela Coordenação Nacional do Programa, todas as vagas foram preenchidas. Até o momento, apenas um médico selecionado entrou em contato com a Secretaria de Saúde e está preparando documentação.
Os profissionais receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa. A Prefeitura de Itajaí pagará despesas de moradia e alimentação.
“Estamos aguardando o contato dos outros quatro médicos para completarmos as vagas, elaborarmos o contrato e então darmos início a esta parceria que, para os usuários do SUS em Itajaí, fará grande diferença, tendo em vista a pouca procura dos profissionais quando abrimos processo seletivo e concurso público”, informa o Secretário de Saúde, Paulo José da Silva. A data para chegada dos médicos em Itajaí já está marcada: brasileiros em 02 de setembro e estrangeiros no dia 16.
O ministério da Saúde selecionou 28 cidades de Santa Catarina para participar da primeira fase do projeto. Dessas, apenas Florianópolis, Itajaí e Brusque receberão mais de um médico pelo programa. Em todo Brasil, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Em Santa Catarina, os 174 municípios do estado que aderiram ao programa solicitaram, juntos, 503 vagas. Nesta etapa apenas 46 deverão ser preenchidas nas 28 cidades selecionadas.