Nesta quinta-feira (29) as atenções estarão voltadas para a importância do combate ao tabagismo. Para marcar a passagem da data estão programadas atividades em todas as unidades de saúde do município. Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde abordarão o assunto nas salas de espera.
No Centro de Múltiplo uso Victor Felix Deeke, no Rio Bonito, por exemplo, será promovida uma palestra com a enfermeira responsável pelo Programa de Combate ao Tabagismo, Katheryne Kelly dos Santos e outros profissionais da Unidade de Saúde do Rio Bonito.
O objetivo é esclarecer para a população em geral o funcionamento do programa municipal de combate ao tabagismo, orientando sobre os benefícios ao largar o vicio e também de como, onde e o que fazer para participar dos grupos. A ação tem inicio às 14 horas no Centro de Múltiplo uso Victor Felix Deeke, localizada na Rua Eudoro da Silveira, nº 620 - Rio Bonito.
Atualmente a Secretaria de Saúde desenvolve o Programa de Combate ao Tabagismo em seis unidades básicas que apresentam altos índices de adesão ao tratamento. De maio a julho deste ano, das 74 pessoas que participaram da primeira sessão, 55 já haviam parado de fumar no último encontro. Isso corresponde a 74,32% de eficácia e adesão ao tratamento.
Destinado a ajudar os participantes a deixar de fumar, o Programa consiste em quatro sessões de grupo (de 15 a 20 pessoas) de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de quatro semanas, com as sessões de manutenção a cada 15 dias. Nos encontros são repassadas informações e estratégias necessárias para incentivar o grupo a parar de fumar. O tratamento se dá com avaliação clínica do fumante, abordagem cognitivo-comportamental e acompanhamento do apoio medicamentoso, quando necessário.
A importância do combate ao tabagismo se deve ao fato de que suas substâncias causam diversas doenças. Uma das principais é o câncer bucal, responsável direto pela morte de três mil brasileiros por ano. Segundo o Conselho de Odontologia, é o sexto tipo de câncer mais comum em homens e o oitavo em mulheres.
As unidades de saúde que oferecem o programa são:
- Policlínica Central, com 30 participantes inscritos;
Endereço: R Felipe Schmidt, s/n - Centro
Fone: (47) 3908-5639 ou 3908-5638
E-mail: programatabagismoitajai@gmail.com
- Unidade de saúde Costa Cavalcante e Votorantim - com inscrições abertas;
Rua Espírito Santo s/nº - Costa Cavalcante.
Fone: 3908-5754
E-mail: us.costacavalcante@itajai.sc.gov.br
- Unidade de Saúde Espinheiros – grupo em andamento;
Rua Firmino Vieira Cordeiro, 1778 – Espinheiros.
Fone: 3908-5737
Email: us.espinheiros@itajai.sc.gov.br
- Unidade de saúde Murta – grupo em andamento;
Endereço: R. Orlandina Amália Pires Correa, 300, Murta - Loteamento Jardim Itália
Fone: (47) 3908-5632
Email: us.murta@itajai.sc.gov.br
- Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças - Bloco F 07 Univali – com inscrições abertas. Os interessados em participar podem procurar a Unidade que funciona dentro da Univali, mas precisam morar próximo ao local;
Endereço: R. Uruguai, 458, bloco F07
Fone: (47) 3908-5866 – 3908-5867
Email: dda.univali@itajai.sc.gov.br
- Unidade Saúde Votorantim
Endereço: Rua Nestor dos Santos, s/n - Votorantim
Fone: (47) 3908-5749
Email: us.votorantim@itajai.sc.gov.br