Os profissionais da Secretaria de Saúde que utilizam o Telemedicina e Telessaúde (STT) estão gravando depoimentos sobre os benefícios do sistema. As entrevistas serão disponibilizadas na página oficial do programa com o objetivo de apresentar os programas aos municípios que ainda não os utilizam, incentivando mais adesões.
As gravações com duas agentes comunitárias de saúde, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira iniciaram às 09 horas, na Secretaria de Saúde. O município de Itajaí aderiu ao Sistema Telemedicina e Telessaúde (STT) em março deste ano e, desde então, são avaliados laudos de eletrocardiograma, promovidos cursos por webconferência e teleconsultoria para organização do processo de trabalho.
Criado em 2010, o sistema unificou os programas de Telemedicina e de Telessaúde de Santa Catarina, totalmente voltados para o SUS, oferecendo os seguintes serviços:
- Teleconsultoria Clínica e de Organização do Processo de Trabalho: consulta síncrona (em tempo real) ou assíncrona (respondida em até 72h úteis), solicitada por profissionais de saúde da Atenção Básica do estado e que visa dar suporte para dificuldades na organização do processo de trabalho da equipe ou esclarecer dúvidas clínicas (de médicos, enfermeiros e dentistas).
- Webconferência: são palestras virtuais temáticas realizadas semanalmente com um profissional com experiência em Atenção Básica.
- Cursos à distância: possuem temas voltados à organização de processos de trabalho e a questões clínicas, e são oferecidos na plataforma Moodle, com certificação individual.
- Telediagnóstico: permite acesso a laudos de exames realizados nos municípios e emitidos a distância por especialistas.
- Telemedicina nos hospitais: instalação de sistemas em hospitais para armazenamento e envio de exames, e facilitação de acesso a exames e laudos.
No ano passado, o STT ultrapassou a marca de dois milhões de exames e fechou o ano com 100% de presença nos municípios do Estado. Foram mais de 880 teleconsultorias realizadas ao longo de 2012, participação de mais de 75% dos municípios cadastrados em Webconferências e uma média de 30 perguntas respondidas por mês pela Segunda Opinião Formativa.