Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Nesta terça-feira

Saúde promove curso de atualização sobre Cuidado com a Pessoa Idosa
Data de inclusão: 10/09/2013 09:03

Atualizar e instrumentalizar o profissional de saúde do SUS quanto às informações e evidências científicas no cuidado com a pessoa idosa. Este é o objetivo da Secretaria da Saúde ao iniciar nesta terça-feira (10) o Curso de Atualização sobre o Cuidado com a Pessoa Idosa.

Nesta primeira etapa, a capacitação será voltada aos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica, com carga horária de 80h/aula. Os encontros serão nas terças-feiras, das 08 às 12h e das 13h30 às 17h30, no bloco F06 da Univali.

“Os profissionais de saúde atuantes nos serviços apresentam fragilidade na sua atuação profissional com relação ao cuidado com a pessoa idosa, isso porque a  formação profissional não o possibilitou, ou então por não ter sido aproximado desse conhecimento específico já como profissional”, afirma a enfermeira Elaine Fernandez, responsável pelo Programa Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde.  

Para a enfermeira, independentemente do motivo, é necessário proporcionar ações de educação permanente que possam instrumentalizar estes profissionais para o cuidado especifico a pessoa idosa.

A Organização Mundial de Saúde (2005; p.45) considera que “o envelhecimento da população é um fenômeno global que exige ação local, regional, nacional e internacional”. A política para um envelhecimento ativo, preconizado internacionalmente pela OMS determina que os países oportunizem diversidades de ações que estimulem a população em geral a adotarem hábitos de vida saudável.

O Programa do Ministério da Saúde ‘Brasil Saudável’ é uma dessas iniciativas governamentais que tem como base o viver saudável e consequentemente, um envelhecer saudável com ganho substancial em qualidade de vida e saúde.

“Entretanto para que isso venha acontecer é necessário termos profissionais de saúde na rede pública com competência para desenvolver ações de promoção para um envelhecimento saudável, fato esse já preconizado na Política Nacional do Idoso e na Política Nacional de Saúde ao Idoso, definida pela Portaria de n° 1.395/Gabinete Ministerial, em 10 de dezembro de 1999”, informa a enfermeira. 

Imagens relacionadas

Nesta terça-feira
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí